https://picasion.com/

Últimas Notícias

Escolas e universidades da Paraíba ajustam calendário 2014 aos jogos do Brasil na Copa.

Estudantes de todos os níveis já se preparam para adequar à rotina os ajustes feitos no calendário escolar 2014, tanto nas escolas quanto nas universidades.
Elaine Magalhães, de 21 anos, estuda contabilidade em uma faculdade particular de João Pessoa e já soube que há modificações nas datas de início das aulas, períodos de recesso e dias em que ocorrerão jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. “Desde que não tenhamos prejuízos no programa de conteúdo, não vejo nenhum problema em me adequar às mudanças”, explica.
É com esse objetivo que as instituições de níveis básico, médio e superior das redes pública e privada reorganizaram as datas do calendário escolar do próximo ano para que o programa de conteúdos não sofra alterações.
Nível superior
A Universidade Federal da Paraíba informou que o calendário 2014 foi aprovado pelo Conselho Superior desde o dia 3 de dezembro. Segundo a Coordenação de Escolaridade da UFPB, as aulas do período 2013.1 só terminam em março de 2014 e não haverá recesso para início do ano letivo 2014.2 devido à greve de 2012 que durou 121 dias e ainda deve interferir no calendário até 2015.
Quanto aos jogos da Copa, a interrupção das aulas só vai ocorrer nos dias em que a Seleção Brasileira estiver em campo. Sobre os recessos, a Codesc disse que serão 15 dias em dezembro de 2014 e outros 30 dias em janeiro de 2015.
O calendário da UFPB pode ser acessado no endereço eletrônico da instituição.
A Universidade Federal de Campina Grande divulgou que o calendário 2014 ainda é elaborado, mas afirma que também deve haver suspensão de aulas nos dias dos jogos do Brasil na Copa. A instituição é mais uma que ainda sofre com os efeitos da greve que durou mais de quatro meses em 2012.
A Universidade Estadual da Paraíba já divulgou como vai funcionar o programa de 2014 e adianta que não há muitas alterações no calendário devido ao Mundial de futebol e às eleições, mas afirma que também há interferências provenientes de uma longa paralisação ocorrida no primeiro semestre de 2013.
O programa consta no site da UEPB, através do link da pró-reitoria de graduação.
Níveis básico e médio 
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado informou que as aulas devem começar no dia 5 de fevereiro, com ponto facultativo em dias de partidas da Seleção Brasileira. Haverá diminuição no recesso do meio do ano, que vai durar 15 dias, sendo as férias de janeiro mais longas, com 30 dias.
Conforme o Sintep-PB, o calendário foi aprovado por uma comissão específica e publicado no Diário Oficial.
O Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Privado da Paraíba disse ao Portal Correio que as aulas já começam antes do mês de janeiro terminar, mais especificamente no dia 27, devido ao grande número de feriados que ocorrerão em dias úteis e à Copa do Mundo.
Segundo o Sinteenp-PB, na rede privada, há férias coletivas que duram 30 dias no mês de julho e outros 20 dias em janeiro de 2015. 
Portal Correio

Nenhum comentário