https://picasion.com/

Últimas Notícias

Tabagismo causa 291 mortes por câncer na PB.


O tabagismo é um dos fatores de risco mais evidentes para o aparecimento de câncer na população paraibana – a segunda causa de morte. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, de janeiro a julho deste ano foram registradas 291 mortes por câncer relacionados aos problemas decorrentes do tabagismo (16 casos de morte por câncer de boca, 50 de laringe e 225 de pulmão.) No mesmo período do ano passado, foram 490. Ontem, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, aconteceram ações e orientações aos fumantes passivos e ativos no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), no bairro de Jaguaribe, e no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), no Centro, ambos em João Pessoa.

“As campanhas em datas pontuais funcionam como um alerta para a população. A nossa intenção é levar informação e conscientizar com relação à busca rotineira dos serviços nas unidades de tratamento”, explicou a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, Gerlane Carvalho.

De acordo com Gerlane, o contato com o fumante ativo e passivo estabelecido nestas ações é indispensável. “Nosso papel não é só distribuir material educativo. Nós orientamos, questionamos e argumentamos que a qualidade de vida só tende a melhorar se o cigarro for abolido da rotina. A maioria dos fumantes que chega até nós quer parar de fumar e isso já é um grande avanço”, afirmou.

Além de João Pessoa, mais 196 municípios aderiram ao Programa de Qualificação da Atenção Básica (PMAQ), para a estruturação do tratamento do fumante nas Unidades Básicas de Saúde.

Já os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco – pulmão, esôfago e laringe – são o Napoleão Laureano, Oncoclínica e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) e Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande.


JPOnline

Nenhum comentário