https://picasion.com/

Últimas Notícias

Extensão do IFPB incentiva desenvolvimento sustentável no seridó paraibano.


Os agricultores e mineradores estabelecidos na microrregião do Seridó Oriental paraibano vão ser beneficiados com assessoria técnica através do projeto de implantação de sistemas agroflorestais sustentáveis em comunidades rurais. O projeto orçado em 270 mil reais será desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA), do Campus Picuí, do IFPB, sob a coordenação do professor Frederico Campos e sua equipe de pesquisadores-extensionistas.
O referido projeto tem o objetivo de desenvolver sistemas de gerenciamento sustentável de terras degradadas visando à recuperação dessas áreas, através da agricultura e mineração. Os municípios de Picuí e Frei Martinho serão os primeiros a serem beneficiados com a criação de processos de geração de renda para dar sustentabilidade às comunidades em situação de vulnerabilidade social.
O projeto do NEA foi elaborado em 2013, mas sofreu solução de continuidade na sua implantação por problemas burocráticos na gestão passada. Em reunião realizada ontem (17), à tarde, na Reitoria do IFPB, esses impedimentos foram superados através de mediações envolvendo a Procuradoria Jurídica da Instituição, a FUNETEC e a Pró-Reitoria de Extensão.
Para a realização do referido projeto, o IFPB estabeleceu parcerias de cooperação técnico-científica, e apoio financeiro, com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba; o Procase – Projeto de desenvolvimento sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú; e o FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola.
Segundo a Pró-Reitora de Extensão do IFPB, professora Vania Medeiros, além dos benefícios sociais para a região do Seridó paraibano, o referido projeto vai contribuir para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Ela enfatizou que o desenvolvimento da extensão, visando o desenvolvimento social, é uma das principais metas do Reitorado do professor Cícero Nicácio.

*Crisvalter Medeiros – Jornalista 

Nenhum comentário