https://picasion.com/

Últimas Notícias

PICUÍ: Secretaria de Saúde discute gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde com geradores de órgãos municipais, estaduais e particulares.


Através da Coordenação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e em parceria com a Procuradoria Jurídica do município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã de quarta-feira (22/10), no auditório municipal, uma reunião entre todos os geradores de Resíduos de Serviços de Saúde -RSS, para discutir o descarte desses materiais no novo abrigo de acondicionamento de resíduos infectantes da Prefeitura de Picuí.
No encontro, a Secretária de Saúde, Lúcia Xavier, e a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria José de Oliveira (Vanuza), mostraram a preocupação da gestão municipal em abranger esse serviço para todos órgãos e espaços geradores de Resíduos de Serviços de Saúde -RSS, na tentativa de proporcionar um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O procurador jurídico do município, Dr. Wanderley Dantas, em sua participação, apresentou a legislação vigente sobre o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde - RSS, falando sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Regulamento Técnico da Vigilância Sanitária sobre o tema e a posição do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
Estiveram participando da reunião:
- Representantes municipais: Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CME (Centro Municipal de Especialidades "Nossa Senhora de Fátima"), e Laboratório de Análises Clínicas "Severino Luis Fernandes".
- Representante estadual: Hospital Regional de Picuí.
- Representantes particulares: Todas as clínicas, laboratórios e consultórios odontológicos.
SOBRE O DEPÓSITO DE RESÍDUOS INFECTANTES:
A Prefeitura Municipal de Picuí concluiu, recentemente, a construção do depósito de Resíduos de Serviços de Saúde - RSS, localizado por trás da Unidade Básica de Saúde - UBS, no Centro. A coleta desses resíduos será feita por meio de empresa especializada, que oferece tecnologia desenvolvida capaz de garantir segurança máxima no recolhimento. Após serem coletados em veículos exclusivos para essas atividades, os resíduos serão acondicionados em recipientes adequados, para que sejam transportados e tratados pela empresa contratada responsável pelo serviço.

Ascom

Nenhum comentário