https://picasion.com/

Últimas Notícias

ESPERANÇA PB: Moradores fazem filas com baldes para buscar água de graça.


Filas de baldes marcam as vagas dos moradores que buscam água em um chafariz público na comunidade Araçá, município de Esperança, no Agreste paraibano. Os reservatórios são dispostos em grandes fileiras durante a noite anterior, enquanto as torneiras são abertas às 5h do dia seguinte e fechadas às 10h. A comunidade é atendida apenas pelo chafariz, por carros-pipa do Exército e do município.

Segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o problema de falta de água em Esperança se deve ao racionamento de abastecimento do açude Vaca Brava. Conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o manancial está atualmente com apenas 2,9% da sua capacidade hídrica, considerado em situação crítica.

Nesta sexta-feira (27), a reportagem da TV Paraíba flagrou a longa fila de espera para buscar água. O chafariz é um dos poucos locais onde as cerca de 500 famílias da comunidade podem conseguir água gratuitamente.

De acordo com a prefeitura de Esperança, a água é tratada. "As familias retiram há anos água dessa localidade. Eles usam da consciência e retiram água tratada pela prefeitura para o consumo diário. A crise aqui no município de Esperança está muito grande, só temos água através de chafarizes como esse e caminhões-pipa do município ou do Exército", explicou o subsecretário de agricultura Hudson Clécio.



G1 PB

Nenhum comentário