https://picasion.com/

Últimas Notícias

FREI MARTINHO: Governo do Estado estimula a construção de barragem subterrânea.


Na busca de encontrar alternativa definitiva para a convivência com a estiagem, o Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca –, numa ação integrada com prefeituras municipais e outros parceiros, vem estimulando a construção de barragens subterrâneas, a exemplo de Frei Martinho, no Curimataú, região administrativa de Picuí.

Na semana passada, na comunidade Cauaçu de Baixo, na propriedade de Pedro Gomes de Oliveira, houve uma demonstração sobre a construção de barragem subterrânea utilizando lona. Participaram do evento 12 agricultores familiares e lideranças do município: o presidente da Câmara de Vereadores, Rodolfo Morais; a secretária de Agricultura do Município, Isabelle Cristina; o secretário da Infraestrutura, Judemar Santos Araujo, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, José Aldomário Lira.

A construção de barragem subterrânea tem se constituído numa saída para convivência com a seca, criando condições de armazenamento de água que poderá ser usada para o consumo humano e animal, e até para execução de projetos de irrigação, com isso, garantindo renda para as famílias agricultoras.

Na construção desta barragem, foi utilizada lona comprada pelo agricultor, que é técnico da Emater, e a prefeitura cedeu a retroescavadeira e a enchedeira, com a mão-de-obra dos agricultores participantes da unidade demonstrativa.

Ao final, agricultores demonstraram interesse em também construir uma barragem em suas propriedades, o que será possível com a parceria da prefeitura municipal e a orientação da Emater-PB.



Assessoria 

Nenhum comentário