https://picasion.com/

Últimas Notícias

9º BPM Inicia formação de novas turmas do PROERD.


Tiveram início na última semana as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) nas escolas estaduais do município de Nova Floresta-PB: deputado José Pereira e papa Paulo VI. De acordo com o coordenador do programa na região, o Soldado Claudino, 52 crianças e adolescentes serão instruídas – nesse primeiro momento – com o intuito de que venham a se manter afastadas do mundo das drogas.

Durante todo o curso serão ministradas aulas educativas com o auxílio de vídeos e brincadeiras interativas, em sala de aula, que buscam orientar aos jovens sobre a problemática das drogas ilícitas que tem afetado inúmeras famílias em todo o Brasil.

Nos próximos dias o 9º Batalhão de Polícia Militar também formará turmas do PROERD na cidade de Cubati. De acordo com o Tenente-Coronel Afonso Antônio Galvão, “a intenção é formar turmas em todas as cidades que fazem parte da nossa área de atuação. O Proerd é um meio educacional de se combater as drogas e a violência nas famílias, e isso o programa tem alcançado ao longo dos anos. Uma das metas da Polícia Militar da Paraíba é que o programa se estenda ainda mais. Buscamos afastar esses jovens do primeiro contato com as drogas ilícitas. Eles serão orientados sobre os perigos que as drogas trazem para a saúde e para o convívio social”, frisou.


O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:

1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, 2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental, 3- PROERD para Pais/Responsáveis.

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

O programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar da Paraíba, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.



Ascom/9º BPM

Nenhum comentário