https://picasion.com/

Últimas Notícias

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam carro submerso em açude da região da Borborema.


Os mergulhadores de resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atenderam, na manhã desta segunda-feira (25), uma ocorrência envolvendo um carro que afundou em um açude localizado em Lagoa de Roça, a 20 quilômetros de Campina Grande.  A equipe foi acionada quando se dirigia para uma instrução prática com os alunos do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut), em Campina.

Conforme o chefe do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar) e supervisor do Cmaut, tenente coronel Erik de Oliveira, havia dois ocupantes no veículo, no momento do incidente, mas ambos conseguiram sair antes que o veículo ficasse completamente submerso e não tiveram ferimentos. “O condutor foi desviar de uma colisão com uma motocicleta e acabou perdendo o controle do veículo e caindo em uma ribanceira com uma lagoa de cerca de cinco metros de profundidade”, detalhou.

Todo o trabalho de resgate do veículo feito pelos mergulhadores formados da corporação foi acompanhado pelos alunos do curso, que estão em fase final de formação. Conforme o tenente coronel Erik, a equipe passará esta semana por vários municípios da Paraíba, a fim de promover instruções práticas nos açudes do Estado.



O objetivo é simular ocorrências reais de busca de pessoas, embarcações, automóveis e outros objetos, nesses ambientes que são considerados de visibilidade restrita por conter obstáculos como galhos e cercas. Nessa viagem de estudos, estão previstas instruções nos açudes Coremas, Galante, Nova Olinda, São Gonçalo e Boqueirão.  Esses mananciais possuem profundidade que varia de 10 a 21 metros.

Curso de Mergulho – Este é o segundo curso realizado pelos Bombeiros da Paraíba na área de mergulho e a expectativa é continuar as qualificações com o intuito de aumentar o efetivo capacitado na área. A formação tem duração média de três meses, perfazendo uma carga horária total de 555 horas aula.

As disciplinas englobam habilidades técnicas tanto físicas quanto psicológicas necessárias à atividade de mergulhador de resgate. Entre elas estão: Teoria Geral do Mergulho, Mergulho Livre, Prática de Mergulho Autônomo Avançado, Emergências em Mergulho, Mergulho de Resgate, Náutica, Treinamento Físico para Mergulhadores, Salvamento Aquático, etc.



Ascom 

Nenhum comentário