https://picasion.com/

Últimas Notícias

Programa do Governo do Estado Cancela Entrega do Pão para 120 mil famílias.


Os 120 mil paraibanos cadastrados no programa estadual 'Pão e Leite' só receberão o pão até amanhã, quando o fornecimento será cancelado. Em algumas regiões da Paraíba, como em João Pessoa, o leite já não estava sendo entregue há algum tempo, mas segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), o produto continua chegando à mesa da população de 72 municípios. De acordo com a pasta, o programa foi reformulado e os beneficiários receberão um cartão alimentação, cujo valor ainda não foi definido, em substituição à entrega do pão.

Isso quer dizer que os municípios que já recebem o leite permanecerão tendo acesso ao alimento, mas nas demais cidades será implantado o cartão alimentação para que os beneficiários do programa que recebiam apenas o pão passem a ter direito ao complemento alimentar, segundo a secretária da Sedh, Aparecida Ramos.

Apesar disso, Cida Ramos informou que, como muitos dos beneficiários do programa não sabem ler ou possuem pouca instrução, as equipes da coordenação do 'Pão e Leite' farão um trabalho junto às famílias durante o próximo mês de agosto. Como o pão deixa de ser fornecido amanhã e o mês seguinte será destinado para treinamento e implementação do cartão, que terá senha pessoal e intransferível, os paraibanos só contarão com o benefício do Bolsa Família. “A partir de 1º de setembro, os créditos já estarão disponíveis no cartão para que as famílias possam comprar alimentos”, pontuou.

Em abril deste ano, o JORNAL DA PARAÍBA publicou uma matéria sobre o racionamento do programa, que à época já não estava entregando o leite, apenas o pão. Agora, os paraibanos cadastrados não receberão mais o pão, como a aposentada Maria Ferreira, 69 anos, que mora no bairro do Róger, em João Pessoa, e que lamentou a suspensão do fornecimento. “Só recebo um salário mínimo para pagar aluguel, água, luz, gás, feira e remédio. Tem dia que não tenho um centavo para comprar pão e me valho desse programa. Fico com o coração apertado só em pensar que não vou mais receber essa sacolinha de pão”, relatou.

A dona de casa Maria de Lourdes, 27 anos, disse que passará pela mesma dificuldade. “São três crianças em casa. Vai ser muito ruim sem o pão. Vai fazer falta”, disse.

Já Maria José, que trabalha fazendo a entrega dos alimentos em um dos 68 postos de distribuição de João Pessoa, há 7 anos, sentiu por quem depende do programa para poder ter comida na mesa. “São muitas pessoas carentes que precisam disso. Quando souberam que não vão mais receber o pão saíram daqui com os olhos em lágrimas. Eu senti na alma por eles porque sei que fará muita falta”, desabafou.



JPOnline

Nenhum comentário