https://picasion.com/

Últimas Notícias

Seminário de pactuação metodológica do Reinserir reúne mais de 100 gestores na Paraíba.


Nesta sexta-feira, 28 de agosto, teve início o Seminário de Pactuação Metodológica do Projeto Reinserir. O encontro reuniu mais de 100 pessoas, dentre prefeitos, secretários municipais e representantes da sociedade civil. Esta é a primeira vez que os 13 Municípios membro do projeto se juntam para debater o cronograma de atividades dos próximos anos.

A abertura oficial do evento foi feita pelo prefeito de Picuí (PB), Acácio Dantas. A cidade é a sede do Projeto Reinserir. Na ocasião, o gestor destacou a importância da iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com a União Europeia, para a reinserção dos usuários de drogas na região.

Em seguida, representantes da CNM comentaram com os participantes as atividades previstas para os três anos de concretização do projeto. Também houve uma apresentação cultural de um grupo de crianças e jovens atendidos pelo Núcleo de Apoio à Criança e Adolescente (Nacad) de Picuí.

No período da tarde, o Observatório do Crack, da CNM, trouxe informações sobre o funcionamento dessa iniciativa da entidade e como ela irá contribuir para o mapeamento da rede de apoio ao dependente químico na 4.ª Região Geoadministrativa da Paraíba.

Material de apoio
Os gestores que participaram do seminário receberam ainda uma pasta com materiais de apoio. O kit é composto do guia metodológico, uma publicação sobre as drogas e sua classificação e outra chamada de Diário do Projeto. Nela, os participantes poderão fazer registros do andamento das ações.

Um dos diferenciais do Reinserir é a metodologia participativa. No seminário os gestores já puderam contribuir com algumas decisões importantes do projeto. Foram construídos os Grupos de Trabalho Local (GTL), que serão os articuladores dentro dos Municípios.

Os participantes também escolheram a data do próximo encontro. No início de outubro, também na cidade de Picuí, será realizado o Seminário com Perspectiva Biopsicosocial.

Agenda
De Picuí, a equipe da CNM segue para a cidade de Cajazeiras, no interior paraibano. O objetivo é contribuir com os debates de um evento sobre drogadição que irá reunir os Municípios do Alto Sertão Paraibano.



Agência CNM

Nenhum comentário