https://picasion.com/

Últimas Notícias

Deputado Buba Germano participa de Sessão Especial Conjunta com Câmara Municipal de Campina Grande.


Nesta sexta feira (02), aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, Sessão Especial Conjunta entre a Assembleia Legislativa e a referida Câmara para debater a crise no abastecimento de água da cidade. Na ocasião, o Deputado Buba Germano (PSB) participou da sessão como presidente da Frente Parlamentar das Águas.

João Fernandes, presidente de Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), apresentou a situação dos açudes paraibanos e ações que estão sendo realizadas para minimizar os efeitos da estiagem. No caso do Açude de Boqueirão, que está com 15% de sua capacidade, ele disse: “Interrompemos o uso da água para irrigação e, juntamente com a Cagepa, diminuímos a vazão que era retirada para abastecimento. As projeções feitas pelos engenheiros da Aesa indicam que, mesmo que não haja nenhuma recarga das chuvas, em janeiro de 2016 o açude Boqueirão ainda terá mais de 20 milhões de metros cúbicos. Estamos gerindo esta água da melhor maneira possível para garantir o abastecimento de Campina e região”.

Quem também participou da audiência pública foi o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira. Ele disse que a conclusão do eixo leste da Transposição do rio São Francisco está prevista para o janeiro de 2017. “As águas do São Francisco podem até chegar um pouco antes na Paraíba, talvez em dezembro de 2016. Até lá o Governo Federal vai ajudar o Estado com diversos projetos para minimizar os efeitos causados pela estiagem”, observou.

O Presidente da Frente Parlamentar das Águas, o Deputado Buba Germano falou que o importante não era a bandeira política e sim a sobrevivência humana. “Imagine 600 mil habitantes em colapso se o açude de Boqueirão secar. Não tenho dúvida que todas as cautelas estão sendo tomadas, mas me lembro muito bem quando a CAGEPA começou a falar - e é bom fazer esse registro - em racionamento, alguns segmentos de Campina foram contrários [...] e aí não tem plano A, não tem plano B, nem tem plano C, só tem plano D, que é o plano de Deus, que é chuva para repor as bacias hidrográficas do nosso nordeste e da nossa Paraíba”.

O Deputado Buba ressaltou, também, o trabalho desenvolvido pela Frente Parlamentar e a união das Assembleias Legislativas da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte para a conclusão das obras de Transposição do Rio São Francisco.

Campina Grande passa por uma das piores crises hídricas dos últimos 50 anos. A possibilidade de colapso do abastecimento por parte do Açude de Boqueirão vem deixando o poder público e a população campinense bastante preocupada. Para tentar achar uma solução, a Câmara Municipal de Campina Grande propôs a realização de ampla mobilização pela conclusão da Transposição do rio São Francisco, com atos públicos e eventos diversos a serem programados

A audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campina Grande foi proposta pela Assembleia Legislativa do Estado e presidida pela deputada Daniela Ribeiro. Também participaram do evento, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha; diretores da Cagepa e Aesa e vereadores de Campina Grande e Boqueirão.



Fonte: Assessoria Buba Germano com Governo da Paraíba

Nenhum comentário