https://picasion.com/

Últimas Notícias

ATENÇÃO: 5 alimentos que dão mais energia para turbinar a atividade física.

Imagem ilustrativa - da internet
Antes de partir para a academia, a corrida ou qualquer outra atividade física, uma alimentação bem planejada pode fazer muita diferença no seu treino. "É importante que os alimentos consumidos forneçam energia para realizar a atividade, seja de intensidade baixa, média ou moderada. O ideal é consumir o lanche cerca de uma hora antes do treino", orienta a nutricionista funcional Isabel Jereissati, do Rio de Janeiro.

Também não vale engolir qualquer coisa só para forrar o estômago. "Tanto para exercícios de força como de resistência, a refeição deve ser rica em carboidrato, a principal fonte de energia para as células. Já a quantidade de proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais deve variar conforme a necessidade de cada pessoa", continua a especialista. Veja, a seguir, alguns exemplos de alimentos ideais para serem consumidos no pré-treino.

1 Beterraba
Essa raiz de cor roxa é uma ótima fonte de carboidratos, além de ser rica em nitrato, substância que potencializa a circulação e a oxigenação de tecidos. Ela pode ser consumida, inclusive, com as folhas, que também são ricas em nitrato. "Faça um suco e tome 40 minutos antes do treino", sugere Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andrea Santa Rosa, no Rio de Janeiro (RJ).

2 Batata-doce
Além dos carboidratos, também fornece vitaminas, como a A, e minerais, como o cálcio, que ajudam a formar massa muscular e a realizar a contração dos músculos. "Consuma uma batata cozida, com pasta de amendoim, ou em forma de purê. Se quiser, adicione um fio de mel", indica Isabel Jereissati.

3 Pão integral
Pães em geral são boas fontes de carboidratos. "Os integrais saem na frente, porque a energia que fornecem é absorvida aos poucos pelo corpo, e não em picos, como acontece com os brancos. Assim, previnem a hipoglicemia e prolongam a sensação de saciedade", diz a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da academia Bio Ritmo (SP). A sugestão é fazer um sanduíche com uma fatia de peito de peru e uma de queijo branco.

4 Chá verde
A bebida é termogênica, isto é, acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias mais rápido. "Além disso, contém teanina e cafeína, duas substâncias que ajudam a manter o foco e a concentração no treino", explica Helton. Hipertensos não podem consumir sem orientação profissional. Para os demais, a indicação é beber uma xícara antes do treino.

5 Pimenta e açafrão
Quem treina depois do almoço ou do jantar pode usar essas especiarias para temperar os alimentos, pois eles têm compostos que diminuem o estresse oxidativo celular. Ou seja, reduz-se a chance de haver processos inflamatórios, que causam dores e lesões musculares, segundo Helton.



UOL

Nenhum comentário