https://picasion.com/

Últimas Notícias

Alunos do Lordão discutem a crise hídrica em Picuí no dia Internacional da água.


O dia Internacional da água motivou o ex aluno, hoje advogado e técnico da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba, Udenilson Silva a promover um mini curso sobre a crise hídrica em Picuí, envolvendo os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Lordão.

A programação teve início pela manhã quando Udenilson coordenou uma visita ao Açude Várzea Grande, barragem que abastece os municípios de Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de bombeamento da água até a cidade.      Ainda conheceram a realidade de muitos moradores locais que vivem da pesca artesanal. Os alunos constataram in loco a realidade do açude, na qual dos 21.500 mil m3 de água que acumulou em 2004, resta cerca de 1% que é a água que ainda chega a suas casas.

À tarde o advogado Udenilson conduziu a turma para conhecer o processo de tratamento da água em Picuí. Para tanto foi necessária uma visita a ETA - Estação de Tratamento de Água local. Na ocasião foi detalhado todo o percurso da água, desde o recebimento do açude, o tratamento até a distribuição às casas. Ainda conheceram o primeiro açude que abasteceu a cidade no século passado. Conhecido como açude do governo, hoje se encontra praticamente vazio.

Para fechar a programação, à noite Udenilson proferiu palestra sobre a realidade hídrica de Picuí, alertando os alunos sobre o perigo da contaminação e poluição dos lençóis freáticos, particularmente os que compõem o rio Picuí.


A Escola Estadual Professor Lordão vem a público agradecer a dedicação e compromisso do ex-aluno, advogado e técnico da Cagepa, Udenilson Silva pelo belíssimo trabalho desenvolvido junto aos nossos alunos. Udenilson compõe a equipe Trilhas na Caatinga parceira em ações de educação ambiental em Picuí.



Mídias no Lordão

Nenhum comentário