https://picasion.com/

Últimas Notícias

Data-base dos servidores entra no centro da polêmica na Assembleia.


A Medida Provisória publicada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para suspender a data-base dos servidores estaduais pode entrar na pauta de votação de hoje da Assembleia Legislativa. A MP 242 congela os salários e gratificações dos servidores, além de suspender promoções e progressões funcionais. Ela já possui parecer favorável das comissões permanentes.

Por conta da possível votação da MP, as atividades na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram suspensas hoje. A Associação dos Docentes (Aduepb) disponibilizou ônibus de todos os campi para a capital e convocou os professores a protestarem contra a medida. O objetivo é  facilitar o comparecimento da categoria ao plenário da Assembleia para pressionar os deputados a rejeitarem a proposta. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão de Administração e Serviço Público, sem emendas.

Por enquanto, o posicionamento da maioria dos deputados em relação à matéria não foi anunciado, apenas os oposicionistas adiantaram que votam contra a MP. O Fórum dos Servidores Públicos se adiantou e expôs um painel com as fotos e possíveis posicionamentos de cada deputado e pediu para que os servidores estaduais fiscalizassem.

Em carta aberta direcionada aos parlamentares, o Fórum destacou que os deputados vão decidir o destino de 85 mil famílias paraibanas, que juntas totalizam cerca de 500 mil pessoas. A entidade ressalta que a defasagem salarial nos últimos cinco anos foi de 32% no poder de compra dos servidores estaduais, considerando apenas a inflação do período.

Contra a MP, um grupo de servidores chegou a acampar por mais de 30 horas na Assembleia. Eles só deixaram o prédio após reunião com a equipe econômica do governo. O secretário de Planejamento, Tárcio Pessoa, se comprometeu a dar ciência ao governador.

Posicionamento dos deputados

Contra
Arnaldo Monteiro
Bruno Cunha Lima
Camila Toscano
Daniella Ribeiro
Dinaldinho Wanderley
Frei Anastácio
José Aldemir
Manoel Ludgério
Raniery Paulino
Renato Gadelha
Ricardo Marcelo
Tovar Correia Lima

Ainda não anunciaram
Adriano Galdino
Anísio Maia
Artur Filho
Bosco Carneiro
Branco Mendes
Buba Germano
Caio Roberto
Doda de Tião
Edmílson Soares
Emano Santos
Estela Beleza
Galego Souza
Genival Matias
Gervásio Maia
Hervázio Bezerra
João Gonçalves
Jeová Campos
Inácio Falcão
Jutay Meneses
Nabor Wanderley
Olenka Maranhão
Ricardo Barbosa
Tião Gomes
Zé Paulo


JPOnline

Nenhum comentário