https://picasion.com/

Últimas Notícias

Ricardo assina convênios, libera recursos e anuncia delegacia da mulher pra Picuí.


O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (7), convênio entre o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri (Procase) e 19 organizações de mulheres no valor de R$ 3 milhões, liberou recursos de R$ 246 mil para 31 mulheres da Linha do Empreender – sendo sete mulheres trans – e confirmou a inauguração de mais uma Delegacia Especializada da Mulher, em Picuí, atendendo a  região do Seridó.

As ações aconteceram durante o lançamento da campanha “Direitos Garantidos, Vidas em transformação – Paraíba: Mulher Forte e de Valor”, alusiva ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março,  no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.

Na ocasião, foram empossadas as integrantes do Fórum Estadual de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do Campo, que tem como um dos objetivos monitorar a ação das unidades móveis de enfrentamento da violência contra mulher. “Estamos continuando o processo de implantação de políticas que garantam os direitos das mulheres e que reduzam os índices de violência doméstica, isso perpassa também por uma questão social e cultural. Nosso foco são as mulheres, por isso, agimos em vários níveis, desde a área da educação, segurança até autonomia”, disse o governador Ricardo Coutinho.

Ainda na solenidade, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, assinou convênio com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, para que profissionais que atuam nos serviços de violência contra mulheres e LGBT recebam atendimento e auxílio psicológico pelo setor de psicologia da AL. “Nos mantemos firmes na construção de uma política de gênero e precisamos consolidar estas ações no Estado. Cuidar dos profissionais que atendem vítimas de violência é um dos passos. Estamos comemorando o que avançamos, mas continuamos vigilantes em relação à conjuntura nacional”, disse Gilberta Soares.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, também anunciou a adesão da Rede Estadual de Educação ao programa “O Valente não é violento”, da ONU Mulheres, quando os professores e professoras usarão planos de aula transversalmente com a temática de gênero. O secretário de Educação, Aléssio Trindade, disse que os planos serão utilizados durante todo o mês de março.

A presidente da Associação de Travestis da Paraíba, Fernanda Bevennuti, foi uma das beneficiadas com a Linha do Empreender Mulher para mulheres trans (pessoas que nasceram com sexo biológico masculino, mas que possuem identidade de gênero feminina).  Ela disse que a ação inclusiva de mulheres trans significa um avanço para o movimento LGBT. “Somos mulheres e estamos com acesso a crédito para implantar novos negócios. A Paraíba é pioneira nesta ação”, disse. Na área de assistência social, a secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, também lançou o cartão Alimentação que atenderá 35 mil famílias.

Nova delegacia – A Delegacia Especializada da Mulher de Picuí integra a rede de atendimento do Estado para casos de violência contra mulher. Agora, serão 12 delegacias especializadas no Estado. A inauguração será nesta terça-feira (8), em Picuí, na Rua Coronel Manoel Lucas, nº 02, Centro. Segundo o governador Ricardo Coutinho, todas as regiões estão cobertas com delegacias especializadas da mulher em cidades pólos.

Programação – Coordenada pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, a programação em homenagem à mulher conta com mais de 50 atividades, que seguirá durante todo o mês de março em vários municípios. As ações são realizadas em parceria com outros órgãos do governo, como Saúde, Educação, Cultura, Desenvolvimento Humano e Segurança Pública.lr – * de mraço

Na área cultural, o destaque é para os shows de Flávia Wenceslau e do concerto Prima Mulheres, nesta terça-feira (8), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, às 20h. Também, às 19h, no hall da sala de concertos, acontecerá o lançamento do livro Catação: olhar juvenil sobre os catadores e catadoras.



ascom

Nenhum comentário