https://picasion.com/

Últimas Notícias

Apresentado plano de implantação de núcleo de inovação e transferência tecnológica da UFCG no campus de Cuité.


NITT/UFCG-CES irá atuar, inicialmente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia.

Nesta terça-feira (05), o professor Carlos Minor Tomiyoshi, coordenador do NITT/UFCG esteve presente no Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, com o objetivo principal de apresentar o Projeto de Expansão do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFCG – NITT/UFCG para os campi fora de sede, a exemplo do campus de Cuité. A visita também teve como propósito sensibilizar os dirigentes do campus sobre Propriedade Industrial.

Na oportunidade, foi definida a criação do NITT/UFCG-CES, sob coordenação da professora Magnólia de Araújo Campos, o qual será aberto a docentes, servidores técnicos administrativos, discentes de graduação e de pós-graduação capacitados.

Entre outras atividades, o núcleo vai poder verificar se pesquisas desenvolvidas no CES estão passivas de proteção industrial, seja como patente, registro, marca, indicação geográfica, entre outros; realizar prospecção tecnológica e emitir parecer técnico nas áreas de pesquisas demandadas tanto pelo CES quanto por outros campi da UFCG; orientar docentes e estudantes sobre as resoluções da UFCG que regulamentam os direitos da propriedade intelectual da UFCG, a utilização e o compartilhamento de laboratórios, equipamentos, instrumentos e demais instalações da UFCG, etc.


Além disso, o NITT/UFCG-CES irá apoiar professores e alunos na redação de patentes ou outro pedido de propriedade industrial, bem como realização do depósito no INPI ou outro instituto internacional; promover eventos como simpósios, seminários, minicursos na área de Propriedade Industrial, atuando como multiplicador dessa temática no CES, bem como contribuir para orientá-los quanto a proteção do Patrimônio Genético em pesquisas sobre a área.

Inicialmente, o NITT/UFCG-CES irá atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia do campus de Cuité. A concretização ocorrerá após a etapa de estruturação, por meio da criação de uma equipe envolvendo docentes, servidores técnicos administrativos, discentes de graduação e de pós-graduação capacitados.

Os integrantes receberão treinamento com profissional do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e estarão aptos para emitir parecer técnico sobre a possibilidade de uma pesquisa ser protegida como patente de inovação ou de modelo de utilidade, ou outra proteção industrial (marcas, registro, indicação geográfica etc.). O curso acontecerá em módulos, com datas que serão divulgadas, futuramente.

“A descentralização do NITT/UFCG para o CES pode trazer frutos de incentivo ao desenvolvimento tecnológico e busca por parcerias com o setor empresarial/industrial, visando contribuir para o Campus de Cuité alcançar suas metas quanto ao desenvolvimento regional e nacional”, destaca a professora Magnólia Campos.



Ascom/CES

Nenhum comentário