https://picasion.com/

Últimas Notícias

FAMUP culpa governo federal por atraso em salários nas prefeituras da Paraíba.

Tota Guedes
Devido à crise econômica enfrentada no Brasil, prefeituras têm atrasado o pagamento dos salários dos servidores, inclusive dos profissionais da saúde.

O presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, falou que tem recebido muitas reclamações dos gestores paraibanos por causa do atraso no repasse dos recursos dos programas sociais criados pelo governo federal.

– Muitos desses programas têm sofrido o atraso de dois, três e até quatro meses. Isso dificulta a gestão porque as pessoas que prestam serviço ficam sem receber, o prefeito vendo a situação que as pessoas se encontram muitas das vezes tiram de outras fontes de recursos da prefeitura a respeito do FPM e ICMS para cumprir uma obrigação, para cumprir o pagamento que efetivamente não é do município, mas sim do governo federal, que foi o criador desses programas e que tem obrigação de fazer esse repasse mês a mês – disse.

Tota ainda falou que muitos recursos são insuficientes para pagar os profissionais da saúde e afirma que neste ano prefeituras terão muitas dificuldades.

– Noventa por cento dos municípios estão tendo essas dificuldades. As fontes principais de receitas desses municípios são o FPM e ICMS. Com a crise econômica que o país está passando, essas duas fontes principais de receitas sofreram perdas enormes e isso não tem muito segredo. O FPM vive do IPI e Imposto de Renda tanto da pessoa física como a pessoa jurídica. Se o cidadão perde o emprego, ele não contribui para o Imposto de Renda e se a indústria cai na sua produção é porque está deixando de vender. Pelo que nós temos visto e os economistas falam não existe nenhuma perspectiva neste ano de 2016. A previsão é extremamente pessimista e a gente vai ter uma retração de 3,5%. Isso significa que este ano é extremamente difícil – concluiu.

*As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM

Nenhum comentário