https://picasion.com/

Últimas Notícias

Frei Martinho recebe curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas.


O município de Frei Martinho, na região do Seridó paraibano, recebe, nos dias 4 e 5 de maio o curso de capacitação para profissionais que atuam no âmbito de bibliotecas públicas no Estado. O treinamento é oferecido pela coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, através da Funesc, e apoiado pela prefeitura da cidade receptora. A capacitação é ministrada pela própria coordenadora do Sistema, Cybelle Macedo. Durante os dois dias, as aulas serão ministradas no horário de 8h30 às 12h e de 14h às 18h, na Secretaria de Educação do Município de Frei Martinho, localizada na rua Arnaldo Garcia de Souza, nº 3, Centro.

O treinamento é oferecido gratuitamente e os interessados podem se inscrever presencialmente na Secretaria de Educação ou enviando dados por e-mail para sebppfunesc@gmail.com. As matrículas são aceitas até a data de início do curso.

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que já trabalha em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor.

Os municípios de Cuité, Cajazeirinhas, São Bentinho e Serra da Raiz receberam o treinamento por meio de parcerias entre a Funesc e as respectivas prefeituras. As turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade onde vem sendo realizado. Esse critério de limitar a quantidade de pessoas é uma forma de atender melhor aos participantes, sobretudo, nas aulas práticas.

O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação. O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, preservação e conservação do acervo.

Software – Ao ministrar o curso, a equipe divulga e dissemina o software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização. Também fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, que é vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, é sediado na de Biblioteca Juarez da Gama Batista, do Espaço Cultural. O Sistema dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico.

Serviço:

Curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas

Data: 4 e 5 de maio

Cidade: Frei Martinho (PB)

Local: Secretaria de Educação do Município de Frei Martinho.(Rua: Arnaldo Garcia de Souza, Nº 03,Centro, Frei Martinho-PB)

Inscrições: na secretaria de educação do município ou por e-mail: sebppbfunesc@gmail.com 

Horário: 8h30 às 12h e 14h às 18h

Realização: SEBPP / Governo do Estado / Funesc

Apoio: Prefeitura de Frei Martinho


Ascom 

Nenhum comentário