https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB: Evento marca posse de Diretores Gerais e do novo diretor da DEP.


Nessa segunda-feira 11 de abril, foi realizada a cerimônia de posse dos diretores gerais dos campi Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel e também do novo diretor de Educação Profissional da Pró-Reitoria de Ensino do IFPB. Os diretores gerais foram democraticamente eleitos pelo voto de estudantes, professores e técnico-administrativos em dezembro de 2015.

O novo diretor da Pró-Reitoria de Ensino é o professor Degmar Francisca Anjos, que estava atuando no Campus avançado Mangabeira, na Capital paraibana. Ele tem formação em Letras e Psicologia e já teve passagem por outros Institutos e pelo MEC. Degmar agradeceu o voto de responsabilidade e comentou que o crescimento da educação profissional no país traz grandes desafios. “Queremos alcançar as pessoas que mais necessitam de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, frisou. 

Os diretores-gerais empossados são Lício Romero Costa, no Campus Cabedelo; José Herculano Filho, em Monteiro; Hélio Rodrigues de Brito, em Patos, Luciano Pacelli Medeiros de Macedo, em Picuí, e Reinouds Lima Silva, em Princesa Isabel. Uma breve biografia dos gestores foi apresentada no auditório do prédio Coriolano de Medeiros.

O professor Reinouds, que está há pouco mais de um ano no Campus Princesa Isabel, vindo do IFMA, disse que devota sua eleição à aceitação da gestão da qual fazia parte, composta por Joselito Eulâmpio e Laurindo Medeiros. “Espero a ajuda da comunidade para termos uma educação libertadora como nos fala o reitor Nicácio, e que é responsabilidade de todos nós”, frisou o diretor, que é da área de História.

O diretor Pacelli destacou que passar da atuação como pro-tempore para gestor eleito é um símbolo da participação efetiva da comunidade e que espera manter o diálogo democrático até 2018. “Sempre tive o apoio inestimável do reitor e sua equipe. Espero ampliar a humanização e a formação sólida para os educandos do Campus Picuí”, frisou Luciano Pacelli, que é pós-doutor em Entomologia, tendo formação de agrônomo.

Lício Romero, que é professor de História, revelou que se sente feliz em fazer parte do momento histórico para os campi da expansão II, que foi a primeira eleição. Ele diz que se surpreendeu quando foi nomeado há dois anos por Nicácio para diretor de Cabedelo. “Mas, acredito que a missão lá foi cumprida, tanto que se optou pela continuidade e queremos ampliar o trabalho para essa comunidade tão necessidade”, apontou.

O professor Hélio, que está no Campus Patos desde o seu início, quando era diretor de Ensino, frisou que o desafio da gestão é muito grande, mas que conta com a confiança de todos que acreditaram na equipe e também no professor Nicácio. “O trabalho só será bem sucedido com a união dos demais diretores e de todos os coordenadores do Campus”, declarou o professor da área de Química.

O professor Herculano relembrou que voltou à Monteiro após um período no Campus Patos. O docente da área de Filosofia disse que estava presente desde a plantação de árvores no Campus Monteiro e que espera continuar vendo o crescimento do ensino no Cariri Ocidental, agregando forças com os demais diretores.

O termo de posse foi lido pelo Diretor de Gestão de Pessoas, Aguinaldo Tejo Filho, que compôs a mesa de honra presidida pelo reitor Nicácio Lopes, ao lado dos pró-reitores de Assistência Estudantil, Manoel Macedo; de Administração, Marcos Vicente dos Santos; e de Pesquisa, Francilda Araújo Inácio. A solenidade foi prestigiada pela maioria dos diretores-gerais e dos servidores da “Casa Rosada”.

Ao final do evento, o reitor Nicácio Lopes discursou sobre o perfil de um bom gestor e ressaltou o caráter democrático que deve nortear cada decisão administrativa e pedagógica. “Tenho certeza que cada diretor fará um excelente trabalho. Cada qual ficou à frente do seu campus por pelo menos um ano. E após um ano tivemos o resultado extraordinário: não houve candidatura de oposição. Isso já demonstra o nível de aceitabilidade da gestão de cada um. Outra vitória foi o comparecimento, mesmo para uma candidatura única, eles tiveram entre 91 a 96% de aprovação na urna”, destacou o professor Nicácio.


Texto: Ana Carolina Abiahy / Fotos: Filipe Donner

Diretoria Geral de Comunicação e Marketing do IFPB

Nenhum comentário