https://picasion.com/

Últimas Notícias

IFPB Picuí tem estudantes premiados na área de computação.


O IFPB Campus Picuí está colecionando vitórias na área de Computação. Estudantes do curso técnico subsequente de Manutenção e Suporte em Informática (MSI), Diego Oliveira da Silva e Tiago César Farias de Lima, sob a orientação do professor Almir Souza e Silva Neto, tiveram seu artigo premiado em 1º lugar no Computer On The Beach, realizado em Florianópolis, Santa Catarina. O evento é promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e o Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CCTTMar), através dos seus cursos de Ciência da Computação, do Campus Kobrasol – São José, e de Engenharia de Computação, do Campus de Itajaí, e teve apoio do IFRS.

O artigo apresentado, “Desumidificador de ar utilizando arduíno”, foi premiado em 1º lugar, na modalidade pesquisa. O trabalho tem como objetivo obter água através da condensação, utilizando uma pastilha Termoelétrica de Peltier, acoplado ao arduíno. A proposta tem baixo custo e pode ter aplicações na agricultura, através do sistema de gotejamento; na pecuária; em laboratórios, para controle de umidade, e em bebedouro.

Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Unasul

O projeto também obteve seu destaque na 1º Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da União das Nações Sul-americanas (Unasul) 2016, no Programa Jovens Inovadores da Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC), ficando entre os finalistas com tema: "Desumidificador de ar utilizando arduíno, uma solução alternativa para a crise hídrica".

O evento iniciou em 12 de abril em Manizales, na Colômbia, e vai até o dia 16 de abril. Foram enviados 307 projetos de todo o Brasil e o Instituto Federal da Paraíba teve dois projetos selecionados, esse do Campus Picuí e também o Kit Móvel voltaico para aplicação no meio rural, do Campus João Pessoa. A Feira está sob responsabilidade do Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Educação da Colômbia e objetiva fomentar as pesquisas científicas sobre a biodiversidade.



Edição da Diretoria de Comunicação da Reitoria com material do Campus Picuí.

Nenhum comentário