https://picasion.com/

Últimas Notícias

Juiz afasta delegada da Paraíba para investigar desvio de fianças.


A Justiça determinou o afastamento da delegada de Polícia Civil Maria Solidade de Sousa, que atuava na 6ª Delegacia de Santa Rita. Ela é investigada por desvio de valores provenientes de pagamentos de fiança. A decisão foi do juiz Gustavo Procópio, titular da 5ª Vara de Santa Rita, com base em denúncia ofertada pelo Ministério Público Estadual.

Maria Solidade informou ao G1 que foi “pega de surpresa” e que ainda está tomando orientações de um advogado. Porém, ela já afirmou que vai recorrer da decisão. A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social informou que ainda não foi notificada da decisão.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra a delegada porque, segundo o órgão, no ano de 2014, durante plantões extraordinários na 6ª Delegacia de Santa Rita, ela teria se apropriado de valores que lhe foram entregues a título de fianças em consequência de prisões em flagrante, valores que a denunciada detinha em função do cargo e que teriam sido desviados em proveito próprio e alheio.

Na sua decisão, o juiz Gustavo Procópio entendeu que o afastamento da investigada é conveniente uma vez que ela exerce um cargo de mando e de poder na estrutura policial e o seu afastamento é necessário para resguardo da instrução criminal, tendo em vista a possibilidade de destruição de provas e de utilização do cargo para intimidação de servidores, testemunhas e vítimas do processo.

“Além disso, a aplicação da medida cautelar de afastamento do cargo visa evitar a possibilidade de persistência das práticas tidas como delitivas”, ressaltou. O magistrado ainda determinou, a pedido do Ministério Público, a quebra do sigilo bancário e fiscal da denunciada com o objetivo de esclarecer a forma como os valores ilícitos eram pagos.



G1

Nenhum comentário