https://picasion.com/

Últimas Notícias

NOVA FLORESTA E OUTROS: Internet gratuita já é realidade em nove municípios da Paraíba.


Aquela ideia de que cidades pequenas localizadas no interior do Nordeste vivem isoladas, sem conexão com o mundo, não é mais verdade. Isso porque, por meio de iniciativas próprias e do Governo Federal pelo menos nove municípios da Paraíba disponibilizam acesso gratuito a internet em sua área urbana e rural. Cidades com menos de cinco mil habitantes como Cabaceiras é uma delas e faz com que os horizontes e as barreiras geográficas sejam ampliadas com a possibilidade dos moradores se conectarem à internet seja por computadores ou smartphones e sem pagar nada.

A internet vem mudando a vida do estudante Miguel Lima, 23 anos, que reside em Queimadas e está cursando o 1º ano do Ensino Médio. Ele utiliza a internet em casa com frequência para fazer pesquisas da escola e manter contatos com os amigos. Com a internet gratuita na rua, Miguel disse que passou a utilizar a rede de outra forma. “Acredito que o oferecimento da internet gratuita em plena praça pública ajuda a todos, principalmente àqueles que não têm como pagar por uma conexão em casa. Para mim está sendo ótimo porque posso realizar minhas pesquisas a partir do celular em um local aberto”, ressaltou.

Essas nove localidades foram contempladas no projeto Cidades Digitais do Governo Federal, que atende 220.606 moradores com internet gratuita em espaços públicos, além do acesso aos serviços da gestão municipal. As cidades foram selecionadas em edital de chamada pública.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Francilene Garcia, acredita que o projeto transpõe limites físicos e territoriais de um município e possibilita a superação de desafios históricos no atendimento às demandas básicas do cidadão.

Queimadas foi uma das cidades escolhida pela comitiva do Ministério das Comunicações para dar início ao projeto há três anos. Para o prefeito da cidade, Jacó Maciel, o “Cidades Digitais” vai melhorar o atendimento no âmbito municipal e possibilitar a inclusão digital. “Com isso, as nove cidades podem se tornar vitrines para o resto do Estado e com isso o projeto possa se estender e atender um número cada vez maior de pessoas” - ressaltou.

Modernização

O projeto Cidades Digitais possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população.

Cidades beneficiadas na Paraíba

1- Cabaceiras: 5.449 habitantes
2- Cachoeira dos Índios: 10.114 habitantes
3- Esperança: 32.785 habitantes
4- Itaporanga: 24.493 habitantes
5- Lagoa Seca: 27.247 habitantes
6- Nova Floresta: 10.650 habitantes
7- Pocinhos: 18.272 habitantes
8- Queimadas: 43.667 habitantes
9- São João do Rio do Peixe: 17.929 habitantes.



JPOnline

Nenhum comentário