Home » » Projeto desenvolvido no hospital regional de Picuí é publicado em capítulo de livro cientifico.

Projeto desenvolvido no hospital regional de Picuí é publicado em capítulo de livro cientifico.

Dr Edgley Porto
O projeto intitulado “Perfil dos Pacientes com Lesões Buco-Maxilo-Faciais Atendidos em Serviço de Urgência e Trauma da Paraíba”, desenvolvido no Hospital Regional Felipe Tiago Gomes de Picuí-PB, pela equipe do cirurgião buco-maxilo-facial dr. Edgley Porto, foi publicado no capítulo 25 do livro científico “Odontologia Integrada” na edição deste ano.

“Esse é um projeto que estamos desenvolvendo no Hospital Regional de Picuí desde 2011. Consiste em um grande banco de dados que é alimentado diariamente com o registro de todos os pacientes atendidos pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, com o objetivo de traçar o perfil do paciente com lesão buco-maxilo-facial atendido pelo nosso Serviço, através da análise estatística de variáveis como gênero, faixa etária, cor da pele, condição socioeconômica, etiologia da lesão, local de procedência do paciente, diagnóstico, tipo de tratamento, dia e horário do atendimento”.

“Baseado nos dados preliminares levantados de janeiro de 2012 a outubro de 2014, temos observado que o paciente atendido pelo nosso Serviço é em sua maioria jovem (21 a 30 anos), do gênero masculino, do próprio município de Picuí-PB, envolvido em acidente de trânsito (principalmente acidente de motocicleta), que não faz uso de capacete e tem associado a isso o consumo de bebida alcoólica, sobretudo nos finais de semana (mais no domingo), no período da tarde (12h01 às 18h). A fratura mais diagnosticada foi a do complexo zigomático-orbital e a lesão patológica mais prevalente foi o fibroma”.

“Penso que esta publicação científica será importante para a direção do Hospital Regional de Picuí-PB e para os órgãos competentes, tais como as Secretarias Municipais e Estadual de Saúde da Paraíba, Departamento Estadual de Trânsito, Imprensa, bem como a Sociedade Civil em geral, a fim de que juntos tenhamos melhores condições de formular políticas públicas à essa população do estudo, direcionando com eficiência os recursos com vistas a dar maior prioridade a campanhas preventivas e maior resolutividade no tratamento dos pacientes no próprio município de Picuí, evitando as transferências dos mesmos para os grandes centros como Campina Grande-PB e João Pessoa-PB, o que ocasionará o aumento na superlotação dos hospitais daquelas cidades”.

“Quero agradecer e pedir forças a Deus de poder continuar desenvolvendo esse projeto e expressar aqui minha gratidão a todos que fazem parte do Hospital Regional Felipe Tiago Gomes de Picuí-PB, desde o pessoal de apoio, maqueiros, técnicos, enfermeiros e médicos, indistintamente, sem é claro  deixar de ressaltar o apoio da gestão na pessoa dos doutores Alfredo Dantas Neto e Hilda Moreira Marques, sem o qual não teríamos como desenvolver esta pesquisa”.

Para conferir mais detalhes da pesquisa, acesse (página 336):




Fonte: Dr Edgley Porto 
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário