Home » » Abastecimento de água de Caicó, RN, passa a ser feito pelo açude Itans.

Abastecimento de água de Caicó, RN, passa a ser feito pelo açude Itans.


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) coloca em operação nesta terça-feira (31) um sistema alternativo de abastecimento para a cidade de Caicó, na região Seridó do Estado. O fornecimento de água para a cidade a partir da Adutora Manoel Torres - que atende também os municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Timbaúba dos Batistas - está suspenso desde domingo (29) por causa do baixo volume do rio Piranhas/Açu, inviabilizando a captação.

Segundo a gerente da regional de Caicó, Rosy Gurgel, o Açude Itans está atualmente com 5,7% de sua capacidade, volume suficiente para 60 dias de abastecimento. O manancial é mantido apenas como reserva técnica, quando a Adutora Manoel Torres está funcionando. Agora, Caicó vai contar com uma vazão de 300 metros cúbicos por hora de água tirada do Itans, sendo mantido o mesmo sistema de rodízio que vinha sendo praticado nos últimos meses.

Para uma solução no abastecimento pela adutora – atendendo também as outras cidades, a Caern já solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA), através do Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN), o aumento da vazão no açude Curema, no município de Coremas, Estado da Paraíba, para liberar água a fim de aumentar o volume do rio Piranhas. O pedido foi atendido e a água deve chegar ao destino até quinta-feira (2).

Somente com a chegada da água que será possível assegurar a retomada do abastecimento. Quando a Adutora Manoel Torres voltar a funcionar – o que está previsto para esta sexta-feira (3) – o sistema do Açude Itans será desligado e o manancial volta a se tornar uma reserva técnica para necessidades eventuais.




G1/RN
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário