https://picasion.com/

Últimas Notícias

BARAÚNA: Conselho Tutelar realizará a 4ª Campanha Contra as Drogas e Violência Sexual no município.


O Conselho Tutelar do município de Baraúna/PB realizará a 4ª campanha contra as drogas e violência sexual no período de 16 a 20 de maio de 2016. O evento contará com apoio de várias instituições do município.

O referido evento tem por objetivo conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema que as drogas vêm causando em nossa sociedade, atingindo principalmente nossas crianças e adolescentes, com ênfase para prevenção e o enfrentamento dos transtornos causados pelas drogas, bem como colher informações acerca da demanda e da estrutura hoje existente em nosso município para seu atendimento, na perspectiva de definir estratégias para seu aperfeiçoamento e articular uma “rede de proteção” aos direitos infanto-juvenis capaz de fazer frente aos desafios e perigos a que nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais expostas em seu dia a dia.

Esta campanha começou no ano de 2013 com iniciativa e planejamento do conselheiro tutelar Wellington Santos, na época, presidente do Conselho. A instituição atendeu a uma ocorrência onde uma mãe pediu ajoelhada para que o conselheiro ajudasse a tirar a filha dela das drogas. Diante desta situação, o conselheiro convocou as secretarias municipais e seus representantes, entidades religiosas (Igrejas, Católica, Evangélica, Igrejas Congregacionais), grupos de AA – Alcoólicos Anônimos, ONG Nova Baraúna, Policia Militar, 9º Batalhão de Policia Militar da Paraíba, Major Galvão para juntos ministrarem palestras, sempre feitas com a responsabilidade das entidades envolvidas.

Cada entidade tem 20 minutos para palestrar, o Conselho organiza a sala, escolhe as turmas de acordo com a direção e convida outros palestrantes dentro do tema drogas, e envolve várias formas. A saúde fala sobre os tratamentos que a saúde oferece e doenças provocadas pela substância; As Igrejas falam do contesto drogas mais dentro da religião, aconselhando, mostrando a realidade do mundo, mostrando também aos jovens os grupos que tem dentro das entidades a exemplo grupos de jovens, grupos de crianças, catecismo, etc., fazendo convites para que ele possa frequentar mais as igrejas, e ficando livre das ruas e do mau caminho; O grupo de AA nova Baraúna, mostra toda história dos palestrantes vivenciado nas drogas, no alcoolismo, como conseguiu sair deste vício, o que passou sua família; ex-usuários de drogas também dão seus depoimentos; a ONG aconselha, fala sobre drogas e fala o que a entidade oferece aos jovens em Baraúna etc.; A Policia Militar também manda o ProEd e policiais do destacamento local  falam sobre as ações, mostrando substâncias aos alunos; participa CRAS, CREAS, professores preparam os alunos com cartazes, teatros, paródias, etc.


Fonte: José Wellington Costa dos Santos
Presidente do Conselho Tutelar - Baraúna – PB

Nenhum comentário