https://picasion.com/

Últimas Notícias

Começam as atividades na nova estufa agrícola do campus de Cuité da UFCG.


Já está entregue à comunidade universitária a estrutura que abriga a nova casa de vegetação/estufa agrícola do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité. O espaço, situado próximo a Farmácia Escola do CES, tem como objetivo a realização de diversas experiências e pesquisas, visando o desenvolvimento da agricultura, meio-ambiente e produção acadêmica.

De acordo com o professor Kidelman Dantas, um dos idealizadores da iniciativa, a estufa será utilizada para desenvolver trabalhos técnicos, como na produção de mudas de plantas nativas da caatinga, atividades científicas e experimentais. Além disso, buscará estabelecer metodologias de germinação e multiplicação de plantas nativas e/ou de interesse da economia regional.

Para o aluno Jailson Borges do 6º período do curso de Ciências Biológicas, o qual também integra o Grupo de Reflorestamento do Horto Florestal do Olho d’Água da Bica de Cuité, a chegada da estufa irá possibilitar a realização de estudos das espécies vegetais da região, com maior profundidade e proporcionará a expansão do conhecimento para toda a comunidade.



“Esse novo espaço nos ajudará a aprender a dinâmica em relação às diversas espécies, sobre as quais ainda não se têm muito conhecimento. Estudaremos melhor as sementes e sobre árvores da região, a exemplo do Juazeiro, Ipê, Baraúna, baseado na produção de mudas. Assim, procuraremos repassar esse conhecimento à população local trabalhando, por exemplo, nas escolas da região, nas comunidades voltadas à área da agricultura da região, etc.”, destacou.

A nova casa de vegetação foi adquirida através de recursos do Programa de Extensão Universitária (PROEXT), no valor de R$ 22.988,00. A estrutura está montada em uma área de 147 m² e possui medidas de 7m (largura) x 21m (comprimento).



(Ascom/UFCG – 03.05.2016)

Nenhum comentário