Etapa do projeto Caminhos da Gestão Participativa é realizada em Cuité –
Gestores
das escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Cuité,
participaram na sexta-feira (13) da penúltima etapa do projeto Caminhos da
Gestão Participativa. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da
Educação (SEE) e está na sexta edição, percorrendo anualmente as 14 GREs. A
ação contou também com a participação das secretárias executivas da Educação,
Roziane Marinho e Luciane Coutinho, dos gerentes executivos da Educação e
técnicos da Regional. A última etapa será realizada com gestores da 1ª GRE em
João Pessoa, com data prevista para o dia 23.
O
projeto Caminhos da Gestão Participativa tem o objetivo de fortalecer a gestão
escolar nas unidades de ensino, compartilhando ideias e ouvindo sugestões dos
gestores e professores da rede. Por meio de diálogo com a comunidade escolar e
a sociedade em geral, a equipe da SEE se propõe a desenvolver uma ação
integrada, num processo coletivo de busca de conhecimento e de intervenção
sobre o dia a dia escolar.
A
secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, falou dos programas
pedagógicos desenvolvidos pela SEE, pedindo o esforço de todos para atender de
forma efetiva alunos e professores. Ela pediu a atenção dos gestores para a
importância de alimentar o Sistema Saber, no qual constam todos os dados das
escolas e alunos da rede de ensino. “A atualização das informações no Saber é
importante devido às necessidades ao desenvolvimento das políticas de Educação
na rede estadual”, observou.
A
secretária executiva de Administração, Suprimentos e Logística, Luciane
Coutinho, esclareceu aos gestores sobre questões de pessoal nas escolas,
infraestrutura e orientou sobre a utilização dos recursos do Programa Dinheiro
Direto na Escola (PDDE/PB), para efetuar a manutenção das unidades, de forma a
propiciar um ambiente digno para atender a comunidade escolar. Ela revelou que
a Secretaria da Educação está montando projeto para licitação de
dimensionamento da rede elétrica das escolas, visando sanar os problemas de
queda de energia.
Para
o diretor da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí, Róbson
Rubenilson, o projeto Caminhos da Gestão Participativa é de grande importância,
principalmente para as escolas do interior do Estado. “É uma oportunidade dos
gestores colocarem as demandas das escolas e ouvir da Secretaria da Educação as
respostas para os assuntos abordados, bem como para o órgão conhecer as escolas
“in loco”, seus gestores e consequentemente desenvolver uma parceria
fortalecendo a gestão a partir desse diálogo”, ressaltou.
Segundo
ele, “desde a primeira edição do projeto já teve condições de resolver
situações na escola, a partir desse diálogo, a exemplo de nomeação de pessoal
até questões de ordem mais estruturais, a exemplo de implantação de programas
pedagógicos, conquista de equipamentos e reforma para a escola, entre outros”,
lembrou o gestor.
A
diretora da Escola Estadual Antonio Coelho Dantas, em Nova Palmeira, Sandra
Medeiros considera muito importante o projeto Caminhos da Gestão Participativa,
“porque aproxima e facilita, no sentido de tirar dúvidas e auxiliar na
aplicação dos projetos, para com isso melhorar os índices na Educação”. A
gestora avaliou o projeto como uma ação positiva e parabenizou a Secretaria da
Educação pela iniciativa, “pois a gestão tem que chegar próximo a escola, assim
como a escola chegar próximo da comunidade escolar”, disse Sandra.
A
gerente da 4ª GRE Maria das Graças Medeiros considerou o projeto de extrema
importância. “O Caminhos da Gestão Participativa torna mais eficiente o contato
dos dirigentes e gerentes da SEE, com os gestores e equipe administrativa da
Regional, contribuindo significativamente para resolver eventuais problemas. É
o ouvir e o agir, pois temos bons frutos do projeto, a exemplo de reforma de
escola e aplicação de projetos pedagógicos. Isso só vem a contribuir para a
melhoria da qualidade da gestão e consequentemente da Educação”, afirmou.
Secom
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