https://picasion.com/

Últimas Notícias

Parceria entre Escola Professor Lordão e o IFPB/Picuí gera frutos.


Desde a implantação com campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba em Picuí que a Escola Estadual Professor Lordão vem ampliando a parceria em busca de uma educação pública de qualidade. Em consequência muitos resultados positivos têm sido alcançados, a exemplo do curso de programação em informática para os alunos do ensino médio, formação para professores da rede estadual, intercâmbio e participação em eventos educativos.

Recentemente a parceria tem gerado novas oportunidades, a exemplo da oficina de preparação de projeto de pesquisa que oportunizou professor da rede estadual ingressar no mestrado em educação na UEPB. O mais novo fruto é resultado do comprometimento dos professores Licínio Oliveira (IFPB) e Robson Rubenilson e Thiago Anderson (Escola Professor Lordão).
Em 2013 a Escola Professor Lordão, através do Projeto Horta Escolar, firmou parceria com o Instituto Federal de Educação da Paraíba, campus Picuí, através do curso de Agroecologia, onde o professor Lucínio Oliveira ministra a disciplina de olericultura. A ideia era proporcionar aos alunos do ensino médio os conhecimentos da agroecologia através da implantação de hortas na escola com objetivo de modificar os hábitos alimentares por meio da inserção de hortaliças cultivadas na própria escola.

Parte dos alunos do ensino médio em 2013, hoje faz o curso superior de agroecologia, a exemplo de Rafael Wyllis e Gabriela Santos. Coordenados pela ex-aluna Tatiana Oliveira e orientada pelo professor Lucínio, estão de volta à escola para co-orientação da IV turma do projeto horta escolar.
O projeto contempla os alunos do curso integral da Escola Professor Lordão e do Curso superior em Agroecologia do IFPB. Entre as ações já desenvolvidas este ano estão à oficina de cultivo de hortaliças, a construção de uma estufa para produção de mudas e revitalização das hortas da escola.

No último final semana, os alunos foram desfiados a implantar uma horta experimental na comunidade Águas Belas, zona rural de Picuí. A propriedade pertence a senhora Valdíria Oliveira, representante das mães no Conselho Escolar.
A parceria Lordão/IFPB expande suas ações para além dos limites das Instituições. Durante a ação os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o cotidiano do agricultor. Prepararam e adubaram solo, construíram os canteiros, semearam e transportaram as mudas para a horta e ao final irrigaram tudo.

Para Isaías Matias, aluno da disciplina de olericultura, ação fortalece a prática do pequeno agricultor através da implantação dos canteiros e o incentivo ao cultivo e manejo das hortaliças. "Os agricultores já tem um conhecimento prático que é aprimorado com a teoria do curso" disse Isaias.
Segundo Valdíria foi uma grande satisfação receber os alunos do Lordão e IFPB nesta ação, pois " temos como ensinar e aprender", ainda acrescenta que os alunos " sabem as dificuldades do cultivo de hortaliças".

Em sua fala como coordenadora do projeto, Tatiana destaca a importância da ação para os alunos, pois "podem ter uma visão do que é a agroecologia, o contato com os agricultores (...) a agroecologia não é só sala de aula, mas a vivência próxima aos agricultores", disse.
Segundo Rafael Wyllis, a experiência da horta na escola foi importante por proporcionar um conhecimento complementar e uma identidade com o curso de agroecologia. Já para a aluna do Lordão, Jéssica Macedo, a experiência permitiu valorizar o trabalho dos agricultores.

Ao final da atividade prática, o professor Lucínio se emocionou ao lembrar a parceria de 2013, destacando a experiência como fundamental para o trabalho de conclusão de curso de seus alunos e a alegria em receber os alunos Rafael e Gabriela em 2016 no curso de agroecologia. "um trabalho simples, aparentemente muito simples, rendeu frutos, tanto para a escola na época como pra gente" e acrescenta "nada resiste ao trabalho" ao destacar o companheirismo e a parceria como essenciais para colheita dos novos frutos.

A Escola Estadual Professor Lordão vem a publico parabenizar, através dos professores Lucínio e Tatiana Oliveira, O Instituto Federal de Educação da Paraíba, campus Picuí pela parceria firmada no sentido de fortalecer a educação de Picuí e região, bem como reconhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos das duas instituições.


Mídias no Lordão

Nenhum comentário