https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuiense Tiago Germano conquista 1º lugar em concurso e terá obra publicada.

Tiago Germano
Um paraibano sagrou-se grande vencedor do Prêmio Sesc de Crônicas Rubem Braga. O escritor Tiago Germano, atualmente residente em Porto Alegre, recebeu o prêmio em uma cerimônia realizada no Teatro Sesc Garagem, em Brasília, pela crônica “Óculos Ray-Ban”, feita em homenagem ao seu pai, vencedora dentre mais de 1,2 mil inscrições vindas de todas as partes do Brasil.

Tiago Germano recebeu o prêmio de R$ 2 mil e o direito de ter sua obra publicada em uma coletânea que apresenta os trinta finalistas do concurso.

A notícia chegou gradativamente até Tiago, mas que não deixou de contar com o fator surpresa. “Primeiro, há um mês, soube que estava entre os trinta selecionados, o que me deixou muito alegre, pois minha crônica seria finalmente publicada, depois de ‘bater na trave’ em outras premiações. Na última semana, fui convidado para a cerimônia e informado que estaria entre os três primeiros. Lá, quando anunciaram que eu estava em primeiro lugar, quase não acreditei”, relata Germano.

Natural de Picuí, no Seridó paraibano, Tiago é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e desenvolve sua verve literária desde a época da graduação, quando publicou poemas e crônicas no suplemento Correio das Artes e no Jornal A União.

Curiosamente, uma parcela das mais de cem crônicas publicadas nesta época foram plagiadas por um jornalista do Amapá. “Tentei levar o processo adiante, mas não aconteceu por um problema logístico”, conta Tiago, revelando que, para poder da início ao processo, precisaria da entrada na ação no domicílio do réu, ou seja, ir até o Amapá. Por conta deste episódio, a premiação acabou servindo como uma expiação do episódio.

No ano passado, Tiago se mudou para Porto Alegre, onde cursa o mestrado em escrita criativa. "Tenho contato com ótimos escritores e tenho tempo para pesquisar sobre literatura". Ele adiantou que também está com um romance, contos e outras obras guardadas à espera de uma chance.



Jornal Correio 

Nenhum comentário