https://picasion.com/

Últimas Notícias

Prefeitos e lideranças do Curimataú discutem desenvolvimento da região em evento


Articulações em prol do desenvolvimento de dezenas de cidades da região foram formalizadas no evento, que correu nesta quarta-feira (4), em Picuí.

O 1º Encontro de Prefeitos e Lideranças do Curimataú reuniu cerca de 80 representantes de dezenas de cidades. O evento ocorreu nesta quarta-feira (4), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) da cidade de Picuí e contou ainda com a presença de representantes de instituições de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do Estado.

O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, e o gerente de Desenvolvimento Territorial, Franco Fred, falaram sobre o trabalho do Sebrae para o desenvolvimento econômico da região, através do projeto Desenvolvimento Territorial Sustentável do Curimataú e Seridó Oriental (DET).

De acordo com a gerente do Sebrae em Araruna, Heloísa Mireli Diniz, 19 cidades compõem a proposta e estão integradas cada vez mais às ações.  “A criação de uma Rede de Cooperação nos Territórios Curimataú e Seridó foi bastante discutida. Vamos envolver agentes de desenvolvimento, líderes municipais, gestão pública municipal e instituições parceiras para o desenvolvimento territorial sustentável”, destacou.

Ao final do encontro foram assinados os termos de formação da Rede de Agentes de Desenvolvimento e da Rede de Cooperação de Líderes Municipais do Curimataú e Seridó Paraibanos. O Termo de Cooperação dos gestores públicos municipais, prefeitos e prefeitas foi assinado no final do ano passado, quando houve visitas aos 19 municípios que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Curimataú e Seridó Oriental.

“A Rede de Cooperação das Instituições Parceiras foi ratificada na ocasião e o termo para colher as assinaturas das instituições ficará pronto até o final de maio. O Programa é um processo amplo e contínuo, que busca focar os esforços das inteligências locais através de ações coletivas que tragam resultados qualitativos para o território”, comentou.

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), IFPB, Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Auto Promoção (Coonap), Instituto nacional do Semiárido (Insa), Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), Banco do Brasil, BNB, Embrapa, Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Emater estavam presentes.

DET - A ideia de todos os DETs em atuação em territórios mais afastados dos grandes centros urbanos, em todo o Brasil, é ampliar a visão de futuro dos atores locais. Isso é feito com o fortalecimento do empreendedorismo, das atividades econômicas, da cooperação público-privada, do capital social e da governança territorial, conforme Heloísa. A princípio, eles vão desenvolver projetos no território para a avicultura, fruticultura e caprinovinocultura.

 Após essa primeira etapa, construída com informações qualificadas sobre o território e envolvimento dos atores locais sobre as potencialidades existentes, o foco são as ações que poderão ser trabalhadas em conjunto para o desenvolvimento sustentável. “Tiraremos do papel as ideias das inteligências locais atuantes e as reuniremos através de um esforço coletivo para potencializar o que há de produtivo no território”, disse a gerente.



Com Assessoria de Imprensa SEBRAE PB

Nenhum comentário