https://picasion.com/

Últimas Notícias

Ricardo entrega mais duas unidades dessalinizadoras de água no semiárido –


O governador Ricardo Coutinho entrega, nesta sexta-feira (20), mais dois sistemas de abastecimento de água potável com dessalinizadores. Dessa vez os municípios beneficiados serão Cubati e Nova Palmeira. As obras foram executadas pelo Programa Água Doce, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Governo federal. O total de investimento nas duas unidades ultrapassa os R$256 mil.

A primeira entrega será às 10h30 na unidade que fica localizada no Assentamento São Domingos, em Cubati, onde 36 famílias terão acesso a 20 litros/dia de água dessalinizada que deverá ser utilizada, preferencialmente, para beber, cozinhar, escovar os dentes e dar banho em recém-nascidos. A distribuição nessa unidade vai acontecer das 6h às 12h nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Em Nova Palmeira, a unidade será inaugurada às 11h30, no Sítio Papa Fina, e vai beneficiar aproximadamente 90 famílias da localidade. De acordo com o coordenador do programa no Estado, Robi Tabolka dos Santos, nesse sistema serão distribuídos 480 litros de água dessalinizada por mês para cada família. “Eles terão direito a 40 litros por dia de água própria para consumo e que poderão ser retirados diariamente das 6h ao meio dia”, garantiu o coordenador.

Terão direito a água dessalinizada todas as famílias que moram na sede e no entorno dos municípios beneficiados que concordaram com as regras contidas no acordo de gestão de funcionamento do sistema firmado entre os membros da comunidade e as instituições parceiras.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do

Meio Ambiente, em parceria com cerca de 200 instituições federais, estaduais, municipais

e sociedade civil, que atende prioritariamente comunidades rurais localizadas no Semiárido Brasileiro e faz parte do Programa Água para Todos do Plano Brasil Sem Miséria. O Programa busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.

Na Paraíba, estão sendo investidos mais de R$ 22 milhões na recuperação/instalação de 93 sistemas de dessalinização, que devem ficar prontos este ano, beneficiando aproximadamente 37 mil paraibanos



secom

Nenhum comentário