Home » » Governo do Estado define programação da Caravana do Coração que vai passar por 13 municípios. Inclusive Picuí.

Governo do Estado define programação da Caravana do Coração que vai passar por 13 municípios. Inclusive Picuí.


O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, que será realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados.

O público-alvo da caravana é formado por crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

A coordenadora da RCP, Sandra Mattos, explica que a Caravana do Coração tem por objetivo realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas.

“Estamos programando tudo o que diz respeito às atividades: capacitação dos profissionais envolvidos, análise prévia dos casos e atendimentos aos pacientes, custos, estudo da realidade de cada município por onde a Caravana vai passar, infraestrutura, estadia e alimentação durante os dias de viagem”, explicou.

Serão contemplados municípios paraibanos do Sertão até a Capital. A caravana sairá no dia 3 de julho do Recife, parando em João Pessoa para se juntar aos colegas profissionais paraibanos. Em seguida, rumará até Monteiro, a primeira cidade do Sertão, e vem voltando pelas cidades da Zona da Mata até chegar a Itabaiana no dia 16 de julho. A equipe é formada por 50 profissionais.

A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Serão atendidos até 100 pacientes por cidade (80 crianças com cardiopatia, 10 crianças com microcefalia e 10 fetos). Além disso, serão feitas até 315 capacitações profissionais por cidade – até 25 especializações em Ecocardiograma Fetal, 120 Atualizações em Enfermagem, 120 qualificações em Ausculta Eletrônica, 25 em Enfrentamento da Microcefalia e 25 em Propriedade Intelectual.

Novidades – Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos relacionados ao atual surto de microcefalia. O CDC dos Estados Unidos trará pediatras, neurologistas, oftalmologistas, geneticistas e ultrassonografistas. Da Inglaterra, a equipe terá infectologistas e jornalistas. De Portugal, engenheiros da computação. Do Japão, especialistas de doenças infecciosas, patologia e imagem. Ao todo são cerca de 20 professores e pesquisadores.

Está previsto, ainda, o lançamento do Projeto de Humanização e Capilarização – Família do Coração. O objetivo geral do Projeto é formar um grande círculo de famílias do coração na Paraíba, aproximando as realidades e promovendo troca de experiências.

Programação – A IV Caravana do Coração passará por 13 municípios paraibanos em julho (a chegada em cada município é na noite anterior):

Monteiro: 04/07
Princesa: 05/07
Itaporanga: 06/07
Cajazeiras: 07/07
Sousa: 08/07
Catolé: 09/07
Pombal: 10/07
Patos: 11/07
Picuí: 12/07
Esperança: 13/07
Guarabira: 14/07
Mamanguape: 15/07
Itabaiana: 16/07

Inovação – A novidade para este ano é que serão prestados, também, serviços de saúde bucal – avaliação, orientação, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor. Além disso, bebês com microcefalia também serão assistidos pelo projeto.

Caravanas do Coração – A partir do segundo ano da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), com o objetivo de aprimorar o programa de triagem e facilitar o acesso da população à equipe de especialistas, foi criada a Caravana do Coração.

Trata-se de uma visita de uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários, às cidades do interior da Paraíba que integram a RCP, para realizar consultas e exames complementares, como ecocardiograma e oximetria, além de arte-educação para crianças, pais e capacitação para profissionais de saúde.

Foram realizadas, até o momento, três Caravanas do Coração. A primeira teve a duração de uma semana e as seguintes duas semanas de duração. Na primeira Caravana foram visitados oito municípios e atendidos pouco mais de 500 pacientes. As duas últimas edições cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1000 pacientes cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.880 km.

A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB) é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, que investe anualmente R$ 6 milhões no projeto. Iniciado em 2011 foi um divisor de águas na saúde pública da Paraíba, na área cardiológica e pediátrica, sendo estendida, a partir de 2013, para a capacitação em perinatologia.


secom
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário