https://picasion.com/

Últimas Notícias

Operação com exigência de CNH apreende 'cinquentinhas' na Paraíba.


Cinco motos conhecidas como "cinquentinhas" foram apreendidos no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, durante uma operação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar, na manhã desta quarta-feira (1º), dia em que começou a vigorar a exigência por habilitação para conduzir as "cinquentinhas" em todo o Brasil.

Quem descumprir a lei comete infração gravíssima, com multa de R$ 574,62 e apreensão do veículo. Para guiar este tipo de veículo, é preciso ter a Autorização para Condução de Ciclimotores (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para motos.

Ainda na operação, de acordo com o BPTran, foram apreendidos também um automóvel, duas carteiras de habilitação, duas motocicletas e aplicadas trinta infrações de trânsito.

Segundo o comandante do BPTran, tenente-coronel Paulo Almeida Martins, a operação foi globalizada, não apenas para ciclomotores, apesar de alguns terem sido apreendidos.  ”A data de hoje vai ser normalmente trabalhada pelo Bptran. Essa parte de fiscalização vai ser feita. A procura aqui na Paraíba pela habilitação foi mínima”, afirmou ele, que acrescentou que "até a segunda ordem, quem for pego sem hablitação vai ter o 'cinquentinha' apreendida".

As assessorias da imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF)  e do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) informaram que não houve operações específicas para fiscalização de "cinquentinhas" nesta quarta-feira e que ainda não possuía dados sobre multas aplicadas nas fiscalizações de rotina.

Na Paraíba não há autoescolas que ofereçam o curso preparatório necessário para que seja retirada a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores), destinada a condutores das motos conhecidas como "cinquentinhas". A informação é do presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores da Paraíba (Sindecfc-PB), Claudionor Fernandes, e , segundo ele, o motivo é a falta de procura pelo serviço.

Fiscalização em Campina Grande
Em Campina Grande e região do Agreste as fiscalizações começaram a ser intensificadas durante a tarde desta quarta-feira (1º). A primeira parte da operação da 3º Companhia de Policiamento de Trânsito (3ºCPTran) aconteceu na cidade de Lagoa Seca, onde foram apreendidas 19 "cinquentinhas". Segundo o comandante, capitão Ralisson Andrade, os condutores flagrados vão ser punidos rigorosamente.

“A parte educativa já fizemos durante todo o mês anterior com a campanha Maio Amarelo. Agora é hora de começar a aplicar a lei. Vale lembrar que além da exigência do documento de habilitação específico para o tipo de veículo, também estaremos autuando aqueles que estiverem com motonetas sem emplacamento, já que o prazo acabou desde março”, disse ele. Até as 18h50, os dados sobre multas aplicadas e motos apreendidas ainda não tinham sido divulgados.



G1

Nenhum comentário