https://picasion.com/

Últimas Notícias

ATENÇÃO: Governo anuncia que família com caso de microcefalia terá prioridade no Minha Casa Minha Vida.


O governo federal anunciou nesta quinta-feira (14), que famílias com pessoas afetadas pela microcefalia terão prioridade para receber residências do programa Minha Casa, Minha Vida, na faixa 1, de renda mais baixa, sem ter que participar de sorteios.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, essa prioridade será dada a todas as famílias com casos da doença, independentemente de a causa ser a epidemia de Zika ou qualquer outra. Também não haverá restrição de idade.

"Estamos tirando essas famílias de qualquer possibilidade de cadastro no programa, elas vão ter um atendimento prioritário, elas vão de fato ser atendidas", afirmou o ministro das Cidades, Bruno Araújo. 

O presidente interino Michel Temer afirmou que, embora a epidemia de Zika "principal causa hoje da microcefalia" tenha arrefecido, não é improvável que novos casos possam surgir.

"A maioria dessas mães é beneficiária do programa Bolsa Família. Ou seja, ainda são muito pobres. Pode acontecer que em outros momentos surja a mesma questão. Por isso, essa orientação", disse.

A única exigência será que as famílias atendam a exigência de renda familiar mensal da faixa um do programa, que é de até 1.800 reais mensais. De acordo com o ministro das Cidades, existem hoje cerca de 200 mil residências prontas para serem entregues a essa faixa do programa.

"Essas unidades poderão ser usadas para atender essas famílias", disse, ressaltando que, se a família morar em um município onde não há o programa, será dada a opção de que ela receba a residência em outro local.

Araújo também explicou que as residências serão adaptadas para necessidades especiais.

Existem hoje 8.451 casos notificados no país de microcefalia. Desses, 1.687 já foram confirmados. Outros 3.442 estão ainda sob- investigação e 3,6 mil foram descartados.



Redação com Reuters

Nenhum comentário