https://picasion.com/

Últimas Notícias

CEOP reúne famílias agricultoras da comunidade Lajedo Grande para construção de diagnostico participativo da comunidade.


Dando continuidade as atividades do Projeto Recuperando a Cidadania e Equilíbrio Ecológico no Semiárido Paraibano, no dia 15/07/2016 a equipe do Centro de Educação e Organização Popular-CEOP reuniu-se com famílias agricultoras da comunidade Lajedo Grande para construir diagnóstico participativo da comunidade.

Ao início da atividade, um grupo composto por agricultores/as de faixas etárias diversificadas reuniram-se com intuito de fazer uma caminhada pela propriedade, e assim, observar possíveis potencialidades e fragilidades da comunidade. Em seguida, esse mesmo grupo reuniu-se para discutir as observações feitas durante a caminhada. Entre as observações feitas o Agricultor Ivo, citou ter identificado como fragilidades a compactação e erosão do solo. Enquanto que a Agricultora Jaqueline destacou como potencialidade a presença de vegetação resistente a longos períodos de estiagem, como por exemplo, a palma e o cardeiro.


Após a socialização das impressões sobre a caminhada, agricultores e agricultoras construíram um “perfil” da comunidade, iniciado com um resgate histórico, onde fizeram referencia a origem do nome Lajedo Grande, aos/as primeiros/as habitantes da comunidade e a outros eventos e pessoas que fazem parte da história da comunidade. Feito o resgate histórico, o grupo de agricultores/as deram continuidade na construção do “perfil” trazendo para a discussão informações sobre elementos culturas e religiosos presentes na comunidade, também as condições dos serviços de saúde, educação, segurança e outros. Esta é uma das etapas do projeto, que tem entre seus objetivos capacitar agricultores familiares, especialmente mulheres e jovens, no manejo agroecológico de seus lotes familiares, com especial enfoque na melhoria da fertilidade do solo e plantio de espécies arbóreas nativas. As atividades do projeto contribuirão para a diversificação da produção, segurança alimentar e geração de renda.

O Projeto Recuperando a Cidadania e Equilíbrio Ecológico no Semiárido Paraibano foi elaborado por equipe do Centro de Educação e Organização Popular-CEOP e suas atividades são financiadas pela Fundação Interamericana-IAF.



assessoria 

Nenhum comentário