Home » » ELEIÇÕES 2016: Direção nacional determina e PT paraibano revê veto a coligações para sair da rota de colisão.

ELEIÇÕES 2016: Direção nacional determina e PT paraibano revê veto a coligações para sair da rota de colisão.


O diretório Nacional do PT determinou revisão da Resolução que veta aliança com dez partidos na Paraíba (PSDB, DEM, PPS, SD, PMDB, PP, PTB, PSC, PSD e PRB) editada pela Executiva Estadual do partido.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (21), a Executiva Estadual informou que acatará a decisão da Direção Nacional e analisará, caso a caso, as alianças nos municípios em que o PT pretende se coligar com os partidos que estão vetados.

“...levando em consideração cada realidade local conforme determina a Resolução da DN PT. Esta avaliação será feita na reunião da Executiva Estadual que será realizada no próximo dia 25 de julho de 2016 em João Pessoa capital”, diz trecho do documento.

A nota diz, ainda, que “a chapa final, com a definição de coligações em cada município, somente poderá ser registrada na Justiça Eleitoral após a devida aprovação pelas respectivas direções estaduais...”.

De acordo com documento, esta avaliação será realizada durante uma reunião que será realizada na próxima segunda (25), na sede do partido, em João Pessoa.

Discórdia sanada

O secretário geral do Diretório Estadual, Nabal Barreto, havia informado nessa quarta (20), que cerca de 40 representantes de diretórios municipais do PT que se sentiram prejudicados pela resolução da Executiva Estadual iriam recorrer a Direção Nacional para tentar derrubar a decisão. Eles já tinham agendado uma reunião para sábado, em Campina Grande.

Com a determinação da Direção Nacional, Nabal Barreto informou que a reunião foi cancelada e que o posicionamento da Executiva Estadual de analisar caso a caso, levando em consideração a realidade de cada município, estanca a insatisfação dos petistas que estavam se sentido prejudicados.

“Essa determinação da Nacional atendeu integramente ao que estávamos reivindicando a Executiva estadual e, por isso, não há razão para realizarmos esta reunião já que vamos ter a analise das situações de forma particular levando em consideração a realidade local”, declarou Nabal Barreto.

Nota de Esclarecimento

A Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba vem, através desta Nota, esclarecer as informações sobre o posicionamento do Diretório Nacional a respeito da Resolução, aprovada no dia 18 de julho de 2016 pela Executiva Estadual, que trata da construção das alianças municipais nas eleições deste ano.

 Considerando que o Diretório Nacional do PT, através da Secretaria Nacional de Organização, informou por meio do oficio 106/2016 a instância estadual que a deliberação política tomada pela Executiva, por UNANIMIDADE, “discorda da decisão do Diretório Nacional” sobre Tática Eleitoral e política de alianças nos municípios para as eleições 2016.

 Considerando que nesta determinação foi enviado um trecho da Resolução Política do Diretório Nacional do PT que, em 17 de maio de 2016, definiu a ação do partido nas eleições de 2016 e o papel de cada instância neste processo:

 “dado o conjunto de compromissos defendidos pelo PT ao longo de suas administrações públicas, é indispensável o esforço de diálogo com os partidos do campo democrático-popular e estendê-lo, caso a caso, a setores e partidos que, mesmo fora deste espectro, defendam conosco pontos programáticos para as eleições municipais. O PT não apoiará candidatos (as) que votaram e/ou apoiaram publicamente o impeachment.”

 Considerando ainda que esta mesma Resolução remete para as Direções Estaduais a avaliação final das coligações e tática eleitoral nos municípios antes de registro junto a Justiça Eleitoral, em especial nas cidades com menos de 100 mil eleitores:

 “a chapa final, com a definição de coligações em cada município, somente poderá ser registrada na Justiça Eleitoral após a devida aprovação pelas respectivas direções estaduais...”.

 A Direção Estadual do PT da Paraíba decide acatar a determinação da Direção Nacional do PT, informando a todos que sobre a Tática Eleitoral das alianças nos municípios da Paraíba, estas serão analisadas, avaliadas e deliberadas caso a caso, levando em consideração cada realidade local conforme determina a Resolução da DN PT. Esta avaliação será feita na reunião da Executiva Estadual que será realizada no próximo dia 25 de julho de 2016 em João Pessoa capital.

 Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba

  Giucélia Figueiredo / Presidenta do PT da Paraíba
Jackson Macêdo / Secretário de Organização do PT da Paraíba
Josenilton Feitosa / Coordenador do GTE do PT da Paraíba


 João Pessoa, 21 de julho de 2016

Jornal Correio
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário