https://picasion.com/

Últimas Notícias

I Jogos Intercampi movimentam IFPB


Abertura é nesta sexta-feira (29) às 9h no Campus João Pessoa. Estudantes de 15 Campi vão competir em 11 modalidades esportivas

Um evento que vai ampliar e desenvolver o intercâmbio sócio esportivo entre os alunos e auxiliar na formação e exercício da cidadania. Estes são alguns dos objetivos dos I Jogos Intercampi do Instituto Federal da Paraíba que começam nesta sexta-feira no Campus João Pessoa. A competição também servirá de seletiva para as etapas regional e nacional dos JIFs.
Os I Jogos Intercampi do IFPB serão realizados em quatro etapas, sendo três classificatórias e uma etapa final. A expectativa segundo o coordenador geral dos jogos, professor Sílvio Romero, é mobilizar cerca de 1.000 estudantes do ensino técnico integrado ao médio de 15 Campi: Catolé do Rocha, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Princesa Isabel, Patos, Monteiro, Picuí, Esperança, Campina Grande, Guarabira, Santa Rita, Itabaiana, Cabedelo e João Pessoa.

A primeira etapa (Litoral) será aberta nesta sexta-feira (29) no campus João Pessoa a partir das 9h00 com a presença de atletas, dirigentes, diretores de Campi, Pró-Reitores e do reitor Nicácio Lopes.  Dentro da programação haverá execução do hino nacional e apresentação cultural. O juramento do atleta será feito pelo aluno Loester Pereira Neto, do curso de Eletrônica. Loester é campeão nos 100 metros borboleta e 100 metros costas nos Jogos Paraescolares 2015 e ficou em quarto lugar nos 200 metros medley em 2016 no Circuito Caixa.
O Campus Monteiro vai sediar a etapa da Borborema de 5 a 7 de agosto e a terceira etapa (Sertão) acontecerá no Campus Sousa no período de 12 a 14 de agosto. Os jogos serão nas modalidades coletivas de basquete, handebol, futsal, futebol, vôlei, vôlei de areia, xadrez, judô, natação, tênis de mesa e atletismo. A grande final dos jogos será entre os dias 26 a 28 de agosto no Campus Campina Grande.

Preparação para seletivas
Os vencedores dos I Jogos Intercampi do IFPB vão representar o Instituto na etapa regional marcada para acontecer entre os dias 6 a 11 de setembro em João Pessoa. Quem passar por esta etapa vai levar o nome do IFPB para o JIF- Jogos dos Institutos Federais - etapa nacional - que será realizada de 4 a 9 de outubro em Brasília.
“Espero que os nossos atletas tenham espírito de competição, desejo a todos boa sorte e que no momento em que estiverem nas disputas deem o melhor de si representando o seu campus” afirma o professor Sílvio Romero, que também é coordenador do Núcleo de Educação Física do IFPB. A competição é aberta a toda comunidade acadêmica e também externa do Instituto Federal.
O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, acredita que os jogos proporcionarão um maior congraçamento entre os estudantes. “Já estamos sentindo isto nesta fase de preparação, é um momento de integração, acho que vai ser uma experiência bastante positiva” disse.

Ideia é fruto da Reitoria Itinerante
A ideia de organizar os jogos surgiu a partir de uma reivindicação de estudantes durante a Reitoria Itinerante ocorrida em abril deste ano no Campus Cabedelo. Naquela oportunidade os alunos pediram a realização de práticas desportivas como jogos internos, e uma parceria com os Campi mais próximos para a utilização dos espaços esportivos.
O Pró-Reitor Manoel Macedo, que acompanhava a comitiva do reitor, prontamente anunciou a organização dos jogos. Dias depois o reitor Nicácio Lopes designou uma comissão formada pelos professores Sílvio Romero, Geilson Lucas, Carlos Renato, e Suelânio Vieira da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, para formatar a competição que agora será realizada.

Confira neste link a tabela dos I Jogos Intercampi – Etapa Litoral.


*Heranir Oliveira - da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing

Nenhum comentário