Home » » Morre Luiza Bairros, ex-ministra da Igualdade Social no governo de Dilma Rousseff.

Morre Luiza Bairros, ex-ministra da Igualdade Social no governo de Dilma Rousseff.


Morreu nesta terça-feira, 12, a ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros (foto). Ela, que radicada na Bahia, estava em Porto Alegre e lutava contra um câncer no pulmão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, do Governo da Bahia, e pelo Geledés Instituto da Mulher Negra.

Luiza, que era doutora em sociologia (Universidade de Michigan – USA), foi uma das políticas mais atuantes nas áreas de negritude e gênero. Natural de Porto Alegre, ela era graduada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Salvador, recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ela se mudou para Salvador em 1979 e atuou em diversos movimentos sociais, com destaque para o Movimento Negro Unificado (MNU).

Trabalhou também em programas das Nações Unidas (ONU) contra o racismo em 2001 e em 2005. Foi titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Social da Bahia e ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de 2011 a 2014, durante o governo da presidente afastada Dilma Rousseff.  Com informação do Jornal a Tarde.

Na sua conta no facebook a presidenta Dilma Roussef lamentou a morte da amiga.
  
Hoje é um dia triste para todos do movimento negro e daqueles que lutam pela igualdade racial no Brasil. A morte da querida Luiza Bairros, ex-ministra da Promoção da Igualdade Racial em meu primeiro governo, deixa a todos nós muito consternados.

Luiza foi uma incansável militante da causa negra e da democracia brasileira. Sua obra permanece viva e continua sendo um símbolo da luta contra o preconceito e em favor das melhores causas da vida política nacional.

Meus sentimentos à família, aos amigos e companheiros de luta. Estejam certos que sua lembrança guiará a todos nós na luta pela igualdade racial e de gênero. Sempre nos sentiremos honrados pelos anos de convívio com Luiza Bairros.




Redação ClickPicuí
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário