https://picasion.com/

Últimas Notícias

Picuí é um dos maiores portadores de recursos minerais da província Borborema.


O município de Picuí está localizado na região Seridó, estado da Paraíba, nordeste do Brasil, é um dos maiores portadores de recursos minerais da Província Borborema em termos de diversidade e de quantidade. Registros de artefatos em sílex e a arte rupestre paleolítica/neolítica atestam uma cultura avançada dos seus habitantes mais primitivos.

 Segundo o pesquisador e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, a mina a céu aberto mais antiga conhecida é o garimpo do cruzeiro, hoje englobado pelo perímetro urbano da cidade. Na Segunda Grande Guerra Mundial produzia a tantalita-columbita, à época, principal mineral estratégico usado na fabricação de material bélico, já era produzida em Picuí (Souza et.al., 2014). Nos dias atuais, vários minerais são lavrados na região, destacando-se  os  minerais industriais  como quartzo, feldspato, caulim e mica, granitos para pavimentação e rochas ornamentais, e argilas para a indústria cerâmica vermelha.

“O município de Picuí hospeda uma significante diversidade de depósitos minerais. A exploração mineral e as atividades mineiras datam do final do século XIX. As estruturas geológicas complexas criam alguma dificuldade na exploração e mineração, ao mesmo tempo em que intensificam a concentração mineral em teores economicamente exploráveis, gerando grandes oportunidades para investidores. Picuí, com todas as oportunidades e desafios, possui uma boa reputação perante a comunidade mineira, destacando-se na exploração mineral, que constitui a base da economia da região, principalmente nos períodos das grandes estiagens, quando as atividades agrícola e pecuária se tornam impraticáveis” – disse.



Setor Mineral 

Nenhum comentário