Home » » PICUÍ: Lordão protagoniza intercâmbio com escolas estaduais.

PICUÍ: Lordão protagoniza intercâmbio com escolas estaduais.


Na última semana a Escola Estadual Professor Lordão desenvolveu várias atividades pedagógicas em parceria com escolas da rede estadual de educação. Considerando o protagonismo, os estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar equipamentos, práticas pedagógicas e conhecimentos através de disciplinas como educação física, química e história, por exemplo.

A primeira atividade aconteceu na capital do estado, quando o grupo de ginástica da escola esteve visitando a Escola Técnica de João Pessoa no bairro de Mangabeira. Na ocasião o projeto: " A ginástica na escola: O Lordão projetando alegrias" orientado pelo professor Josemário Silva esteve realizando suas apresentações para alunos e professores daquela escola. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e a prática pedagógica da escola. Ainda na capital, o grupo de ginástica participou da programação da colônia de férias no Esporte Club Cabo Branco.

Na sexta-feira (23) foi a vez da professora de química Aline Araújo firmar uma parceria com a Escola Professor Lordão, quando os alunos da Escola Estadual Felipe Tiago Gomes estiveram nos visitando para realizar uma aula experimental de caráter interdisciplinar. Com o objetivo de complementar as aulas de química e biologia com práticas experimentais, os alunos tiveram a oportunidade  conhecer métodos e materiais utilizados para pesquisas em laboratórios. Durante a aula foi produzida uma água do mar sintética para criação de microcrustáceos marinhos, utilizados para pesquisas  científica na área de biotecnologia, no decorrer da prática  foram abordados conteúdos específicos de química como: preparo de soluções, cálculos químicos, e segurança em laboratório, na biologia: ecossistemas.

A terceira instituição a participar do intercâmbio educacional foi a Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen da cidade de Santa Luzia do Seridó. Os alunos desenvolveram atividades em parceria com o projeto Arqueologia, um passado ameaçado e a Associação Trilhas na Caatinga visitando os sítios arqueológicos de Picuí, dentro da programação da I semana de arqueologia de Picuí. Durante as aulas de campo, os estudantes de Santa Luzia, orientado pelos professores Antônio de Pádua e Fabrício, analisaram a composição geológica de Picuí, bem como as características arqueológicas do município. Para finalizar o dia, os alunos da Escola Padre Jerônimo Lauwen visitaram os canteiros do projeto horta escolar e discutiram sobre as estratégias de manter os canteiros orgânicos no momento de crise hídrica. A alternativa verificada foi a reutilização da água das centrais de águas e o rejeito do ar condicionado.

A proposta de aproximar as práticas pedagógicas faz parte do projeto de intervenção pedagógica da Escola Professor Lordão com o objetivo de compartilhar e aprender com as atividades desenvolvidas pelas escolas da rede.



Mídias no Lordão
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário