https://picasion.com/

Últimas Notícias

Aluno da Escola Estadual Porfessor Lordão é selecionado no Programa Parlamento Jovem Brasileiro.


A Câmara dos Deputados divulgou, nesta sexta-feira (19), o resultado da seleção final do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2016. O aluno Luis Gustavo Gomes da Silva, da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí, é um dos dois jovens que vão representar a Paraíba. O estudante tem 16 anos de idade e cursa a 3ª série do Ensino Médio. Ele inscreveu um projeto de lei sobre a implantação obrigatória de coletores nas UPAs, PSFs, hospitais e farmácias, para o reconhecimento de medicamentos com validade ultrapassada ou em desuso e materiais hospitalares.

Esta é 13ª edição do programa, que tem por objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes atuam como deputados jovens.

Durante o período de inscrição, o estudante deve elaborar um projeto de lei e encaminhá-lo à Secretaria de Estado da Educação (SEE). Os jovens selecionados vão a Brasília para vivenciarem, pelo período de uma semana, o papel dos deputados federais na jornada de simulação da atividade parlamentar, com todas as suas despesas custeadas pela Câmara dos Deputados.

Parlamento Jovem – Entre 21 e 25 de setembro, os 78 jovens participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

O número de representantes jovens por Estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem. A Paraíba participará com dois deputados jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Mais que isso, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições.

O Parlamento Jovem mantém um canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro no endereço (www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro). Na Paraíba, mais informações podem ser obtidas pelo número (83) 3218-4327 (Falar com Ewerton Alexander, coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro na Paraíba).


ascom

Nenhum comentário