https://picasion.com/

Últimas Notícias

'Desleixo', diz secretário de Justiça do RN após fuga de 32 presos em Caicó.


"Em Caicó a um nítido desleixo, tanto por parte dos agentes penitenciários quanto por parte da Polícia Militar. E não é motivo de comemoração. Foi um desleixo que custou a credibilidade da Sejuc e da PM na região". Foi desta forma que o secretário de Justiça e da Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, analisou a fuga de 32 detentos da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, que fica na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar. Os presos escaparam por um túnel na madrugada desta segunda-feira (22). Até o momento, apenas seis foram recapturados.

Em entrevista à Inter TV Cabugi, o secretário afirmou que uma investigação será feita para apurar as condições em que ocorreram a fuga em Caicó. "É inadmissível que 32 pessoas fujam, que os agentes de dentro não escutem e que os guariteiros não percebam. A gente não está falando de um e nem de dois presos não, a gente tá falando de 32. Então isso merece uma responsabilização, merece uma apuração. Não tô aqui dizendo que ninguém tem culpa, não estou atribuindo responsabilidade a ninguém, mas vai ser apurado", disse.

Esta foi a segunda fuga da história do Pereirão. A primeira aconteceu no dia 14 de julho deste ano, quando presos escaparam por um túnel aberto a partir do pavilhão B, entre as guaritas 6 e 7.

Chama a tenção o fato de o presídio ser construído sobre um terreno rochoso, que naturalmente deveria dificultar escavações. Contudo, em maio deste ano, um túnel de aproximadamente 30 metros já havia sido descoberto durante uma revista realizada na penitenciária. Segundo o secretário Wallber Virgolino, titular da Secretaria de Justiça e da Cidadania, a escavação foi tapada, mas não concretada como deveria.

Pelado
Também na segunda, um preso da Cadeia Pública de Nova Cruz, na região Agreste estado, pulou o muro da unidade usando uma ‘teresa’ (espécie de corda feita com lençóis emendados). A direção do identificou o detento como Ricardo Tomaz de Oliveira, o ‘Rico’, de 23 anos. Segundo a PM, testemunhas disseram que o detento fugiu pelado.

326 fugitivos
Com as fugas desta segunda, chegou a 326 o número de presos que conseguiram escapar do sistema penitenciário potiguar somente este ano. Em 2015, fugiram 212. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) conseguem precisar quantos foram encontrados e levados de volta aos presídios.



G1/RN

Nenhum comentário