https://picasion.com/

Últimas Notícias

Escola Estadual de Santa Luzia dinamiza curso técnico de mineração com aulas em laboratório.

imagem ilustrativa- da internet
Os alunos do curso técnico em mineração, integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual Padre Jerônimo Lauwen, da cidade de Santa Luzia, estão tendo a oportunidade de analisar e compreender melhor a geologia da região, por meio de amostras coletadas em várias aulas de campo. A iniciativa faz parte de uma metodologia que tenta dinamizar o ensino na unidade, com foco na diversidade de amostras minerais e de rochas existentes nas cidades do Seridó do Estado.

De acordo com o professor Antônio de Pádua Sobrinho, que coordena a ação, os resultados estão sendo bem positivos, já que os estudantes estão visualizando, na prática, os conhecimentos teóricos repassados em sala. “Além de conhecerem as riquezas minerais do Estado, os alunos entendem como ocorre a exploração dos minerais, o beneficiamento e a comercialização dos mesmos, com ênfase na importância socioeconômica deste potencial para a população local”, explicou o professor.

As amostras minerais e de rochas estão expostas no laboratório de geologia da escola. Todas foram coletadas pelos próprios alunos e catalogadas no acervo mineralógico na unidade de ensino. “Este acervo está sendo utilizado, também, para outras disciplinas que abordam a mesma temática”, complementou o professor Antônio de Pádua. Além das visitas a garimpos e minas, os alunos foram a outras instituições, onde participaram de palestras voltadas à mineração, ao longo do ano. Outras atividades estão programadas até o fim do semestre.

“Estamos aperfeiçoando a prática profissional dos futuros técnicos em mineração. A partir de atividades como essas, os alunos conhecem e compreendem melhor a futura profissão, trazendo ganhos significativos na qualificação profissional deles que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho”, finalizou Pádua.


secom

Nenhum comentário