https://picasion.com/

Últimas Notícias

Juiz da 25ª Zona Eleitoral define guia eleitoral em Rádio no município de Picuí. 'Coragem pra mudar' ficou com maior tempo.


Na tarde desta quinta feira (18), o juiz eleitoral, Dr. Anyfrancis Araújo da Silva, promoveu reunião com representantes das duas coligações que disputam a prefeitura de Picuí, localizado no Seridó paraibano, sede da 25ª Zona Eleitoral da Paraíba para tratar da propaganda eleitoral gratuita. O encontro no Fórum local, ainda teve a presença de servidores do cartório eleitoral, representantes das emissoras de Rádio Sisal FM e Cenecista AM e dos representantes das coligações, “Por Amor a Picuí” e “Coragem para Mudar”.

Além de explicar detalhes da campanha eleitoral, o objetivo da audiência convocada pela Justiça Eleitoral foi para definir com os representantes dos partidos políticos e emissoras de rádio as regras para entrega de materiais de campanha e o sorteio da ordem de transmissão do horário eleitoral gratuito. De acordo com a justiça eleitoral o tempo da coligação “Por Amor a Picuí” ficou com 3 minutos e 13 segundos, enquanto que a coligação “Coragem para Mudar”, ficou com o tempo de 6 minutos e 46 segundos.

Com as alterações provocadas pela Reforma Eleitoral de 2015, o tempo de propaganda eleitoral no rádio e televisão foi reduzido de 45 para 35 dias, portanto só começa no dia 26/08. O tempo será de 10 minutos por dia para os candidatos a prefeito às 7 da manhã e ao meio-dia no rádio.

Os candidatos a Prefeito e a Vereador terão direito, ainda, a divulgação de inserções (propagandas).

Para isso, cada emissora de rádio destinará 70 minutos diários. Este tempo será dividido ao longo da programação, de segunda-feira a domingo, das 05:00 as 24:00 horas, e serão utilizados 60% pelos candidatos a Prefeito e 40% pelos candidatos a Vereador. Cada inserção poderá ter 30 ou 60 segundos.

A distribuição deste tempo levará em conta os blocos de audiência entre as cinco e as onze horas, as onze e às dezoito horas, e as dezoito e as vinte e quatro horas.

Ficou definido que a Rádio Cenecista será a geradora do programa eleitoral no período de 26/08 a 12/09, enquanto que a Rádio Sisal FM ficará com a responsabilidade de geração entre os dias 13 a 29/09/2016. Além disso, foram acertados horários para entrega do material.

ORDEM DOS PROGRAMAS
A ordem dos programas foi definida por sorteio. A partir do primeiro dia, os programas se alternam.

Em Picuí, a propaganda começa pela coligação “Por Amor a Picuí”, seguida da coligação “Coragem para Mudar”.

As emissoras deverão apresentar no cartório eleitoral a documentação referente à sua autorização legal de funcionamento e regularidade fiscal.



Portal do Curimataú

Nenhum comentário