Home » » PICUÍ: Empresa realiza evento sobre energias renováveis.

PICUÍ: Empresa realiza evento sobre energias renováveis.


Nesta sexta-feira (05), acontecerá em Picuí, uma reunião técnica informativa para apresentação e discussão dos estudos ambientais e demais informações sobre o empreendimento de geração de energia elétrica, a partir das fontes eólica e solar a ser desenvolvido nas zonas rurais dos municípios de Picuí, Baraúna, Cuité e Nova Palmeira.
O evento será realizado pela empresa Picuí Administração e Participações LTDA e acontecerá no auditório do centro administrativo, localizado ao lado da rádio Cenecista de Picuí.

Como funciona a energia solar e energia eólica


Solar

Chame-se energia solar a todo tipo de energia luminosa ou térmica proveniente do sol. Essa energia será captada mediante certos tipos de tecnologias como painéis solares, já populares no Brasil, podendo ser utilizada de formas diversas. Por exemplo se pode utilizar a energia térmica para aquecer a água ou ambientes de uma casa ou apartamento.

A energia fotovoltaica é utilizada para gerar energia elétrica que servirá para a iluminação de um lugar ou utilização de aparelhos elétricos como geladeiras, televisores, rádios e outros aparelhos que são movidos a energia elétrica.

Para esses dois tipos de energia são necessários painéis solares que captam essa luz e calor. As vantagens da energia solar são muitas, principalmente de ser limpa, renovável e que não possui nenhum tipo de poluição ou ruído enquanto é produzida. Pode-se até vender a energia produzida pelos painéis solares.

Junto com a energia eólica e das ondas, a hidroelétrica e a biomassa, a energia solar constitui um dos pilares mais importantes de energia renovável no planeta. Estima-se que ainda uma fração muito pequena dessa energia é efetivamente utilizada.



Energia Eólica

Gerada através do vento a energia eólica é uma fonte de energia renovável e praticamente inesgotável. Utilizada desde a antiguidade para barcos e moinhos, esse tipo de energia tem recobrado importância com o surgimento das novas tecnologias. Para aproveitar a energia do vento e fazer a transformação a energia elétrica, é preciso de grandes turbinas também chamados de aerogerados que captam o vento. As modernas turbinas foram desenhadas em formas que lembram um moinho ou cata-vento.

As turbinas são instaladas em lugares que beneficiam o seu funcionamento. No Brasil a energia eólica é usada principalmente nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Para esse tipo de fonte de energia há algumas vantagens e desvantagens. Talvez a sua maior desvantagem seja o elevado custo da turbina e sua manutenção.

A eólica é uma fonte de energia que não polui nem degradada o meio ambiente. Pode ser considera como uma das fontes de energia mais promissoras do Brasil. A energia eólica pode acabar com a falta de energia nos lugares mais distantes sem a necessidade de implantação de linhas de transmissão de energia.

Fonte: Educação Ambiental



Francisco Araújo
Compartilhe: :

0 comentários:

Postar um comentário