https://picasion.com/

Últimas Notícias

REINSERIR: Entrega dos Diagnósticos Municipais aconteceu em Picuí e Frei Martinho.


Em continuidade a entrega dos Diagnósticos Municipais de Usuários de Drogas, nesta quinta-feira, 15 de setembro, os Municípios Picuí (PB) e Frei Martinho (PB) receberam a equipe do Reinserir para apresentação dos dados.

De manhã, o coordenador do Projeto Eduardo Stranz apresentou os resultados no Auditório da Prefeitura Municipal de Picuí para um público de mais de 70 pessoas. A Agente Local do Reinserir, Poliana Dantas, também participou da apresentação.

A atividade contou com a presença do Prefeito Acácio Dantas, da Secretária de Promoção e Assistência Social, Denise Vasconcelos da Silva Dantas, representantes das áreas de educação, saúde, assistência social e sociedade civil.

O mapeamento no Município entrevistou 1753 estudantes, representando quase a totalidade dos alunos do município. No resultado a presença de drogas sintéticas chamou a atenção.

"Esse quadro é revelador, sobretudo em relação às drogas menos comuns como Êxtase, LSD e Heroína", destacou Eduardo Stranz. Até agora, essas drogas só foram registradas em outros dois municípios da 4ª região em que os diagnósticos foram entregues: Cubati e São Vicente do Seridó.

Presente na atividade, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) Alex Lima relatou ter conhecimento da presença das drogas sintéticas no Município. "Conheci algumas pessoas da área urbana que viajaram para a outras regiões do país, como o triângulo mineiro, trabalhando no corte cana de açúcar. Lá acabaram aprendendo a usar essas drogas e voltaram para a cidade viciados”, explicou o ACS. Alex completou que, por conta da proximidade com a divisa do Rio Grande do Norte e a fiscalização ineficiente, a região acaba se tornando favorável para o tráfico de drogas.

Encaminhamentos
Entre os encaminhamentos levantados pelos participantes, ficou pactuada a solicitação ao Ministério Público para dar continuidade às atividades de combate a venda de bebidas alcoólicas e tabaco para menores, a realização de um trabalho intersetorial com foco na prevenção do primeiro trago e da primeira dose. Também, levar o diagnóstico para os mais diversificados segmentos da sociedade.

Frei Martinho
Na parte da tarde, o diagnóstico foi apresentado no Município Frei Martinho pela coordenadora técnica do Reinserir Rosângela Ribeiro, acompanhada da Agente Local, Poliana Dantas.

No Município, que conta com uma população de mais de 3.000 habitantes, o resultado apontou de forma positiva a confiança que os estudantes têm na escola como fonte de informação sobre drogas. Também chamou a atenção as boas perspectivas dos alunos na conclusão do ensino médio (80%). Esse número foi o maior em relação aos outros Municípios integrantes do Projeto em que o Diagnóstico foi apresentado.

O principal encaminhamento pactuado foi à realização de um Seminário até o final do ano, com estudantes, profissionais da Rede e representantes da Polícia Militar, com o objetivo de aproximação e troca de informações sobre a questão das drogas.



assessoria 

Nenhum comentário