https://picasion.com/

Últimas Notícias

Alguém acredita que Ricardo não será candidato ao Senado em 2018? Nem ele.


Alguém acredita, mesmo, que o governador Ricardo Coutinho (PSB) não será candidato ao Senado em 2018? Nem ele acredita nisso. Mas precisa jogar com as palavras. Vira manchete. Criar possibilidades, caso o cenário não seja favorável.

Não existe essa história de desapego ao poder, como os seus aliados andam propagando por aí. Conversa. RC prepara o terreno é para deixar o governo bem avaliado, eleger-se, e tentar emplacar seu sucessor. Um roteiro diferente é só um tropeço de um erro de planejamento.

Dizem que ele tem receio de deixar a governo na mão de Lígia Feliciano, lê-se também o marido, deputado federal Damião Feliciano, para concorrer a uma vaga no Senado. Dizem. O medo seria dela gostar da caneta e lutar para concorrer a um novo mandato, como queria saudoso Luciano Agra depois de voltar atrás da desistência.

Não é impossível, mas ele deve se afastar deixando a negociação fechada. Para não correr esse risco, prepara o espírito e manda recados. (Vale lembrar que a discussão sobre a unificação das eleições não acabou. Se isso acontecer, tudo muda.)

Mas se nada mudar…
RC tem muita probabilidade de se eleger senador. O mais votado. Por que abriria mão disso? Por causa de oito meses como governador? Ele não vai deixar o cavalo selado passar. É mandato. Sem hiato. Algo essencial para um político. Sem ele fica tudo mais difícil. Quem passou por isso, pode confirmar.

E mais: desta vez, pelo menos é o que parece, Ricardo não vai empurrar um nome goela abaixo. Viu que a receita não funciona. Sua preferência não será externada, agora, mas alguns movimentos nos levam a crer o óbvio: pode ser Gervásio Maia, levado a tiracolo para eventos em todo Estado, ou a colega de parlamento de Maia, Estela Bezerra.

A deputada já avisou que nos próximos dois anos vai bater. Faz isso porque pode ser “a escolhida” e também porque, no caso de ser preterida, alicerça sua candidatura a deputada federal.

Essa história só está no começo. Nesse circuito tem  ainda Raimundo Lira, Luciano Cartaxo, Cássio, Maranhão. Aos poucos eles irão aparecendo por aqui.

Só não dá para acreditar que Ricardo vai ficar de fora por “desapego”. Paciência.



Laerte Cerqueira 

Nenhum comentário