https://picasion.com/

Últimas Notícias

Alunos da Rede Estadual se destacam na Olimpíada de Língua Portuguesa na Paraíba.


Dos 18 vencedores da etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, 11 são da Rede Estadual de Ensino. A edição 2016 da OLP tem como tema: “Escrevendo o Futuro”. Dos 466 textos analisados pela comissão julgadora, 18 foram escolhidos como os melhores da Paraíba, sendo 11 da rede estadual de ensino. Agora, os vencedores vão disputar a etapa regional do concurso e os escolhidos vão para a fase nacional, que escolherá os vencedores no mês de novembro. A OLP é organizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A Comissão Julgadora Estadual da Paraíba recebeu 76 artigos de opinião, 127 crônicas, 129 memórias literárias e 134 poemas. Na modalidade “Artigo de Opinião”, todos os vencedores foram da rede estadual. Em Picuí, a vencedora foi Josseane Fátima de Lima, da escola professor Lordão, com o tema: “complexo arqueológico picuiense: um passado ameaçado”. Em Pedra Lavrada, a vencedora foi Marinita Moreira Cordeiro, da escola Graciliano Fontini Lordao, com o artigo: “Desenterrando a história”. Em Jacaraú, o texto vencedor foi “o amargo sabor da castanha”, do aluno Jônatas Oliveira de Farias, da escola Alzira Lisboa. Já em Guarabira, o escolhido foi Antônio Gomes da Silva Junior, da Escola Professor José Soares de Carvalho, com o texto: “Com sua licença: ‘pista não é pasto!’”.

Na categoria “Crônica”, os vencedores da rede estadual foram: Davylla Renally Oliveira de Souza, da escola André Vidal de Negreiros (Cuité), com o tema: “História viva”; Renault Batista Coelho, da Escola Joel Pereira da Silva (Carrapateira), com o texto: “Que barulho foi esse?”; e Ruan Pablo Ferreira Couto, da Escola Teodósio de Oliveira Ledo (Boa Vista), com a crônica: “O mosquito que queria estudar”; e Geise Kelly Teles Leite, da Escola Gertrudes Leite (Desterro), com o tema: “Ponto de encontro”.

Na modalidade “Memórias Literárias”, os vencedores de escolas estaduais foram: Leandro Emanuel da Nóbrega Irineu, da Escola Professor Itan Pereira (Campina Grande), com o texto: “O ouro branco de Veneza”; e Dayane de Sousa Reis, da Escola Professor José Soares de Carvalho (Guarabira), com o tema: “Janelas da vida”. Já na categoria “Poema”, o texto vencedor da rede estadual de ensino foi “O relógio do tempo”, do aluno Kayky Barbosa da Silva, da Escola Presidente João Pessoa, de Umbuzeiro.



ascom

Nenhum comentário