https://picasion.com/

Últimas Notícias

PICUÍ PB: 'É preciso fortalecer a atividade mineral do município para fomentar a economia local' - diz téc. em mineração.


A produção mineral no município de Picuí, estado da Paraíba, concentra-se essencialmente nos garimpos de pegmatitos e secundariamente nas pedreiras de granitóides. Os argilominerais constituem exploração em menor escala, devido apresentarem reservas restritas a pequenas planícies de inundação e fundos de pequenos açudes.

No segmento exploratório, apenas os garimpos empregam o extrativismo herdado dos antepassados, enquanto que os outros dois absorveram a tecnologia moderna. No segmento da transformação, apenas a indústria cerâmica consegue agregar valor aos argilominerais extraídos das suas jazidas, fabricando telhas e tijolos como produto final.
             
Segundo o Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho o crescimento populacional e tecnológico provocou o aquecimento do mercado consumidor referente à procura por produtos cerâmicos e rochas ornamentais para revestimentos de pisos e paredes, de rochas e minerais industriais para a construção civil e pavimentação de ruas, estradas e avenidas. “É preciso que as autoridades busquem recursos, parcerias com órgãos e instituições ligadas ao setor e acima de tudo apoio técnico especifico para atuarem principalmente em prol da pequena mineração do município, objetivando fortalecer a atividade mineral, atender a demanda e agregar  renda aos mineradores  fomentando a economia local" - Disse.



Antonio de Pádua Sobrinho / Técnico em Mineração

Nenhum comentário