https://picasion.com/

Últimas Notícias

Alunos da rede estadual de ensino devem renovar matrícula até sexta-feira.


Os alunos da rede estadual de ensino que ainda não renovaram suas matrículas poderão fazê-lo até a próxima sexta-feira (11), período de renovação para os alunos veteranos. Para efetivar a matrícula, os estudantes ou responsáveis devem preencher a ficha de inscrição. Já os novatos poderão se matricular de 15 a 30 de novembro, mediante preenchimento da ficha, cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e, se for o caso, o histórico escolar emitido pela escola de origem. A efetivação das matrículas, com possíveis ajustes, está agendada para o período de 1° a 22 de dezembro.

O Governo do Estado garante vagas para todos que procurarem a rede estadual de ensino. Ao todo serão oferecidas 500 mil vagas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas 764 escolas. Serão oferecidos também cursos técnicos em 26 unidades de ensino, entre elas as escolas cidadãs integrais técnicas, com a oferta de 1.080 vagas, nos cursos de: Mecânica, Enfermagem, Cozinha, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Vestuário, Vendas, Restaurante e Bar, Hospedagem, entre outros.

Este ano, o calendário de matrículas foi adiantado, com objetivo de proporcionar ao Governo do Estado o melhor planejamento para o ano letivo 2017. A intenção é reforçar os investimentos nos programas já existentes, além de criar outros mecanismos de melhorias do aprendizado.

Após o período de matrículas, as escolas realizam, nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino durante o ano, tais como acolhimento aos docentes e organização do início das aulas que será no dia 6 de fevereiro. O ano letivo 2017 terá 204 dias, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Sistema Saber – O período de matrículas começou no dia 24 de outubro, quando o Governo do Estado também apresentou o Sistema Saber. Trata-se de um instrumento de gestão escolar destinado aos profissionais de educação da rede estadual. Ele permite acompanhar a frequência, evasão ou retenção dos estudantes, além de outras funcionalidades, possibilitando as escolas pesquisarem informações importantes dos alunos da rede.



secom

Nenhum comentário